Creche entregue pela Prefeitura de Macapá no habitacional Miracema vai atender 390 crianças de 1 a 5 anos de idade

Com área de 1.500 m², a creche Marinei Uchôa conta com infraestrutura modernizada, salas de aula amplas, jardim sensorial, entre outros espaços importantes para o desenvolvimento das crianças

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Descerramento da placa de inauguração da Creche Professora Marinei Uchôa I Foto: Jesiel Braga / PMM

No feriado desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Macapá entregou para a população a Creche Municipal Professora Marinei Uchôa, localizada no Habitacional Miracema, na Rodovia Norte-Sul da capital.

Construída em uma área de 1.500 m², a creche conta com 12 salas de aula, fraldário, banheiros com acessibilidade infantil, banheiro adulto, refeitório amplo, sala multiuso, jardim sensorial, entre outros compartimentos.

A solenidade de entrega da Creche Marinei Uchôa inciou com o hino nacional e hino do Amapá interpretados pela banda da Guarda Civil do município. Em seguida, iniciaram as falas dos membros do dispositivo.

Prefeito Dr. Furlan I Foto: Jesiel Braga / PMM

Durante a cerimônia de entrega da creche, Dr. Furlan agradeceu a presença dos secretários, subsecretários, vereadores, guarda municipal, servidores municipais, nomeando a maioria dos presentes e reiterando o compromisso com os moradores do conjunto Miracema.

“Estamos entregando uma creche belíssima a vocês e pedimos que nos ajudem a cuidar desse espaço, do jardim, do habitacional e dizer que podem contar com a gente, estaremos sempre ao lado de vocês”, frisou o prefeito.

Dr. Furlan mencionou as dificuldades que as mães com filhos pequenos encontram, até mesmo para cuidarem de si, e que agora, com a creche perto de suas casas, terão oportunidade de organizar melhor as suas rotinas de atividades diárias.

Morador do habitacional Miracema Mack Thompson com os pequenos Mack Filho e Mack Lauann I Foto: Jesiel Braga / PMM

O morador do habitacional, Mack Thompson, pai dos pequenos Mack Filho e Mack Luann, que estão matriculados na creche, falou os benefícios de ter os filhos estudando perto de sua residência.

“Eu fiquei super feliz quando consegui matricular meus filhos aqui, porque seria complicado colocá-los pra estudar longe de casa. Essa creche vai beneficiar muitos moradores do Miracema e das redondezas”, comentou.

Monick França, secretária municipal de Educação I Foto: Jesiel Braga / PMM

Monick França, secretária municipal de Educação, ressaltou como é gratificante a entrega de uma unidade educacional para a comunidade.

“Momentos como esse, da entrega de uma creche, é a efetivação de uma política pública garantida às nossas crianças. É muito gratificante para nós da educação, receber esses alunos na sua primeira infância e somar com as famílias para a formação de seus filhos”, disse a secretária.

Ana Cintra, coordenadora da Emei Eficaz, fala da homenagem à professora Marinei Uchôa I Foto: Jesiel Braga / PMM

Ainda durante a sua fala, a secretária Monick pediu licença para quebrar o protocolo e convidou à frente, as professoras da Emei Eficaz, última escola em que a professora Marinei Uchôa lecionou, antes de partir. A coordenadora Ana Cintra, bastante emocionada, falou sobre a importância do momento.

“Quando a professora Marinei nos deixou, ela trabalhava conosco na escola Eficaz. É muito difícil acreditar que ela se foi. E esta homenagem de colocar o nome dela nesta creche é uma forma de manter a memória da nossa amiga sempre viva em cada um de nós”.

Marília Souza, irmã da homenageada Marienei Uchôa I Foto: Jesiel Braga / PMM

Marília Souza, irmã da homenageada Marinei Uchôa, estava visivelmente emocionada ao falar da irmã. “Hoje é um grande dia, de muitas emoções. Quero agradecer ao prefeito de Macapá, Dr. Furlan e à equipe que escolheu o nome da minha irmã para esta creche. Dessa forma o nome dela está eternizado na história da educação deste município “, falou com voz embargada.

A unidade educacional tem capacidade para atender 390 crianças de 1 a 5 anos de idade, divididas em turnos da manhã e tarde.

Para a entrega da creche à comunidade do Miracema, a Prefeitura de Macapá realizou contrato de profissionais da educação, compra de mobiliários e efetuou manutenção para o pleno funcionamento do espaço.

A Lei n° 2533/2021 – PMM dispõe sobre a criação e denominação da Creche Municipal Professora Marinei Cardoso Uchôa. A professora macapaense, que dá nome à creche, faleceu em abril de 2021, aos 50 anos de idade.

Até o momento, a gestão Furlan entregou 20 obras na Educação, entre escolas de ensino fundamental, educação infantil e creches. Atualmente, 13 prédios estão em processo de reforma e outros 5 em construção.

Fotos: Jesiel Braga | PMM