Creche Eliana Azevedo é a 8ª entregue pela Prefeitura de Macapá

Fotos: Cleito Souza

Foi entregue nesta segunda-feira, 28, pela Prefeitura de Macapá, mais uma creche, denominada de Eliana Azevedo, localizada no Conjunto Macapaba, na zona norte da capital. A unidade é a 8ª creche entregue pelo Município e a 4ª na zona norte.

“Entregar uma creche, uma escola, para nós, tem um valor muito grande, principalmente por termos essa carência no Amapá. Nós, por meio da Secretaria de Educação, entregamos nessa gestão várias creches [Tia Chiquinha, Tio João, Sérgio Coutinho, Patrícia Chucre, Tia Raimunda, Wanda Cruz, Tio Markel] e agora a Tia Eliana, aqui no Macapaba. São 8 creches. Saímos de 0 creche, quando entramos, para 8, que já entregamos para a comunidade, e estamos tentando finalizar a Creche Tio Soró, que já está com 95% concluída. Então, para nós, entregar essas creches é muito importante, estamos recebendo a Creche Tia Eliana do Governo do Estado e entregando hoje para a comunidade”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Toda climatizada, a Creche Eliana Azevedo conta com 10 ambientes de aprendizagem (salas), 6 banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, secretaria, fraldário, sala multifuncional, cozinha, depósito, lavanderia, vestiário de funcionários, lactário, sala de amamentação, almoxarifado, sala de professores, rouparia, copa e dispensa. A unidade de ensino tem capacidade para atender 376 crianças, na faixa etária de 1 a 5 anos.

A creche foi construída pelo Governo do Amapá, por meio de recurso federal, e repassada ao Município com a assinatura de um Termo de Cessão, realizado entre Governo Estadual e Prefeitura de Macapá. Além da Creche Eliana Azevedo, o Estado repassou ao Município as creches Tia Raimunda, no Renascer; e Tio Markel, no bairro Novo Horizonte.

“São três entregas muito importantes para o processo de formação intelectual, cultural, social e educacional das crianças. Comemoramos essa conquista junto com os trabalhadores da educação e com o prefeito, porque isso é uma política muito importante. Nós estamos há alguns anos trabalhando o regime de colaboração entre governo e prefeitura, de maneira que a gente ainda nas séries iniciais possa garantir a formação integral desses alunos e, sobretudo, a alfabetização na idade certa. Estamos todos de parabéns”, enfatizou o governador do Estado, Waldez Góes.

A nova unidade escolar trabalhará na modalidade de ensino por rotação, com ambiente de aprendizagem, onde os alunos poderão aprender e desenvolver diversas atividades em diferentes formas e ambientes. A creche leva o nome de Eliana Azevedo em homenagem à professora Eliana Martins Azevedo, falecida em janeiro deste ano. “Acredito que se minha irmã estivesse nos vendo estaria muito feliz, porque ela era uma pessoa que se importava muito com a educação. Apesar do pouco tempo que passou no Município, ela teve uma grande experiência nas escolas privadas com a educação infantil. É uma alegria muito grande ver um prédio com essa estrutura recebendo o nome de minha irmã. Esperamos que os nossos governantes tenham cada vez mais esse olhar para as nossas crianças. Agradecemos imensamente”, disse Deivison Martins, irmão da homenageada.

A Creche Eliana Azevedo funcionará de segunda a sexta-feira, em horário parcial, pela manhã das 7h30 às 11h30; e à tarde das 13h30 às 17h30. Após a entrega da creche, o prefeito, juntamente com o governador do Estado, visitou a Creche Tia Raimunda, no bairro Renascer, que foi entregue à comunidade na última sexta-feira, 23 de dezembro. Ela tem capacidade para atender 150 crianças, de 3, 4 e 5 anos. Conta com 3 ambientes de aprendizagem (salas), 5 banheiros, sala de direção, coordenação pedagógica, secretaria, Sala de AEE, refeitório, cozinha, depósito e lavanderia.

Conheça quem foi a professora Eliana Martins Azevedo, que dá nome à creche do Conjunto Macapaba

Eliana Martins Azevedo nasceu em 24 de abril de 1981, em Santana/AP. Filha de Jair Gomes de Azevedo e Ana Martins Azevedo, sempre gostou de brincar de escolinha. Era um dos seus sonhos de infância ser professora, o que a fez já na idade adulta escolher o curso de pedagogia da Unifap, que concluiu com êxito. Foi casada por 16 anos com seu companheiro José Francivaldo Almeida de Oliveira, e dessa relação nasceu a filha Ayla Azevedo de Oliveira, em 2012.

Atuou como professora de educação infantil no município de Santana no período de 2017 a 2019. Foi professora por aproximadamente quatro anos na Escola Municipal Fernando do Carmo, mas um de seus sonhos era ser concursada na área da educação, sonho este que conseguiu ser concretizado em 2018, quando passou para o quadro da Prefeitura de Macapá. Em abril de 2019 tomou posse como professora de educação infantil, tendo atuado no Centro Educacional Irmã Carmela Bonassi e na Escola de Educação Infantil Meu Pé de Laranja Lima, unidade escolar que estava lotada na época de seu falecimento, no dia 18 de janeiro de 2020, em Macapá.

A professora faleceu em decorrência de descolamento prematuro de placenta de sua gravidez gemelar, ocasião em que os bebês também faleceram.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação