Creas Liberdade encerra a campanha Junho Violeta com ação de conscientização em Macapá

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Macapá, em ação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), encerrou a campanha Junho Violeta, que enfatiza o combate à violência contra os idosos. A programação desenvolvida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foi para o sinal das ruas Mato Grosso com Rio Grande do Norte, no bairro Pacoval, e promoveu uma blitz educativa com a distribuição de panfletos e orientação da população para o tema.

Em seguida, os servidores realizaram o atendimento domiciliar de idosos acompanhados pelo Creas nos bairros Brasil Novo, Residencial Macapaba, Açaí, Pacoval e Perpétuo Socorro com a distribuição de kits de higiene.
“O objetivo deste trabalho é justamente chamar a atenção da população para esse tipo de violência, que é mais comum do que pensamos. A fragilidade e dependência do idoso pode ocasionar uma situação de exploração e violência e a sociedade precisa combater”, explicou o coordenador do Creas Liberdade, Roseny da Costa.


Os tipos de violência contra o idoso

A forma mais comum da violência contra o idoso é a negligência, que acontece quando o responsável falta com o cuidado e deixa de oferecer auxílio em aspectos primordiais como a higiene, saúde e proteção.

O abandono configura a ausência e omissão dos familiares ou responsáveis, ou entes governamentais ou institucionais de prestarem ajuda ao idoso que necessita de proteção.

A violência física utiliza a força para coagir o idoso a fazer o que não deseja (machucar, provocar dor e até a morte).
A violência sexual é quando a pessoa idosa é submetida ao ato sexual por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

Há ainda a violência psicológica, onde há comportamentos que prejudicam a autoestima e bem-estar do idoso com xingamentos, humilhações, constrangimentos, sustos, destruição de propriedade e impedimento de que vejam amigos e familiares.

A violência financeira ou material se configura pela exploração imprópria ou ilegal do idoso, bem como a utilização de recursos financeiros e patrimoniais sem consentimento.

Denuncie

O cidadão pode ligar para o Disk 100 e denunciar casos de violência contra idosos em Macapá.

Vithória Barreto
Secretaria Municipal de Assistência Social