Creas das zonas norte e sul continuam com atendimento em Macapá

Os serviços dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) de Macapá das zonas sul e norte estão em pleno funcionamento. São atendimentos obrigatórios como o de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e o de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos.

Segundo Roseny Gonçalves, coordenador do Creas Liberdade (zona norte), o serviço não parou durante a pandemia, pois são atendimentos imprescindíveis. “Usamos o teletrabalho, mas nossa equipe precisa ir a campo, principalmente em casos de crianças, idosos e pessoas com deficiência, que precisam de assistência. Tomamos todas as medidas de segurança”, relatou.

De acordo com André Romero, coordenador do Creas Cidadania, existe outras atividades, mas que, devido à pandemia, estão suspensas para evitar aglomeração. Os Creas costumam realizar ações, atividades de lazer, educacional e cultural. “Devido ao momento, não estamos fazendo nenhum tipo de atividade de aglomeração, mas estamos realizando nossas visitas e atendimentos no centro”, informou.

O Creas

Ele foi criado para apoiar e orientar as pessoas e grupos familiares que foram vítimas de violências sexual, psíquica e física, maus tratos, abandono, discriminações sociais e negligência. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social pertence à Proteção Social Especial da Assistência Social Municipal e atende a violação de direitos humanos. Outras demandas que são vinculadas à unidade são de trabalho infantil, atendimento Especializado à Pessoa Idosa, com Deficiência e suas Famílias.

Creas Liberdade (zona norte)

A equipe é formada por três psicólogos, uma terapeuta ocupacional, uma educadora social, uma pedagoga e dois assistentes sociais. Funciona nos 2 turnos, manhã e tarde.

Contato: 96 3223-5957

Endereço: Mato Grosso, nº 635, Pacoval, entre as avenidas Paraíba e Rio Grande do Norte

Creas Cidadania (zona sul)

Possui em seu quadro quatro assistentes sociais, duas psicólogas, duas pedagogas, três administrativos, uma socióloga, um coordenador e uma reeducanda (serviços gerais). 

Horário de atendimento: manhã e tarde

Contato: 96 3242-9911

Endereço: Hildemar Maia, nº 1018, Santa Rita, entre as avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas

Secretaria de Comunicação de Macapá

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação