Cras Igualdade realiza ação social e de cidadania para a comunidade da Zona Oeste

Atendimentos de recadastramento, emissão de carteira do idoso vacinação e serviços eleitorais foram ofertados no Cras igualdade

Por Maiely Cardoso* - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação social promovida pela Prefeitura de Macapá | Foto: Merlin Pires/PMM

Aconteceu nesta terça-feira (5), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade, localizado no bairro Marabaixo III e comunidade da Zona Oeste, a ação que tem por objetivo levar atendimento para a comunidade de abrangência do Cras e promover às famílias em vulnerabilidade social acesso aos atendimentos de forma totalmente gratuita.

A Prefeitura de Macapá, através Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ofereceu diversos serviços, como a atualização do CadÚnico, emissão carteira do idoso, atendimento psicológico, feira de artesanato das mulheres do Serviço de Convivência, designer de sobrancelhas e corte de cabelo.

A dona de casa, Ana Lúcia, foi uma das beneficiadas dos serviços ofertados. “Vim fazer o recadastramento do bolsa, porque é importante atualizar o cadastro por conta do benefício que é bom, não só para mim mas para meus filhos, ainda mais porque não posso trabalhar, por conta da sequela da covid”, conta a dona de casa.

Para fortalecer a imunização nesse período chuvoso, houve vacinação para idosos, crianças, gestantes, hipertensos e diabéticos.

Para se aproximar da comunidade e ser mais acessível, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), esteve presente emitindo título de eleitor, regularização da situação eleitoral, com os serviços de alistamento, transferência e segunda via.

A comunidade reconhece a importância de atualizar seus dados eleitorais e por isso buscam os serviços do TRE/AP. A dona de casa, Maria Silva, não hesitou em aproveitar os atendimentos. “Além de atualizar o cadastro do bolsa família dos meus filhos, vou atualizar meu título, para poder exercer meu papel de cidadania”, diz Maria Silva.

O representante da corregedoria, Heverton Fernandes, explica mais sobre essa ação do TRE/AP e da importância para a comunidade em manter seus deveres e direitos em dia.


“É muito importante essa parceria entre a prefeitura e o tribunal porque a gente se ajuda mutuamente. Nosso objetivo, sempre é ajudar e auxiliar a população nos seus atendimentos, e na prestação do serviço. E a justiça eleitoral, ela tem esse trabalho já com a comunidade, ainda mais com a chegada das eleições de 2024”, conta o representante.

Os serviços funcionam também para atualizar os dados da comunidade, pontua Heverton. “Esse recadastramento está oportunizando o alistamento para aquelas pessoas que não tem título, a revisão do eleitorado, a transferência de domicílio para que aquele eleitor votar com mais comodidade”, diz Heverton Fernandes.

Maiely Cardoso  – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Confira mais fotos