Cras Amor promove mutirão de atendimento para cadastro e recadastro do CadÚnico em Macapá

Ação atendeu moradores da zona norte de Macapá.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Atendimentos aconteceram no CEU das Artes | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta sexta-feira (29), ocorreu um mutirão de atendimento para atualização dos beneficiários do cadastro e recadastro do CadÚnico e Auxílio Brasil dos usuários das comunidades abrangentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Amor, localizado na zona norte de Macapá.

A atividade foi promovida em parceria com o CEU das Artes e atendeu famílias que frequentam o Centro. A iniciativa também veio para desafogar a demanda da Central Casa do Bolsa.

O secretário de Assistência Social, Gracinildo Nunes, ressalta que a ação de atendimento é a melhor forma de atualizar a situação dos beneficiários de forma mais ágil.

“A corrida para a atualização também se dá em virtude da busca pelo acesso aos programas federais e para solucionar essa questão, nossa equipe de atendentes e digitadores se preparou para essa atividade”, diz o gestor.

A usuária Audilene Amoras, de 33 anos, é moradora da Vila Progresso, no Distrito do Bailique e viajou até Macapá em busca da atualização do CadÚnico. Ela avalia de forma positiva a ação e diz que conseguiu fazer o procedimento.

“Minha irmã que mora na zona norte e me avisou que eles estariam aqui para atualizar o CadÚnico e como eu precisava fazer isso, aproveitei. Fui muito bem atendida por todos aqui e agora posso voltar tranquila”, relata.

A diretora do Departamento de Atenção Básica, Talita Amaral, diz que a previsão é que novos mutirões de atendimento ainda serão promovidos sempre que houver necessidade. “Na zona norte temos uma abrangência muito grande. São muitos bairros, comunidades e distritos, então esse tipo de iniciativa é sempre necessário até mesmo para desafogar a Casa do Bolsa”, destaca. 

Serviço 
O cidadão beneficiário do programa Bolsa Família e outros programas sociais que deseja atualizar o seu Número de Inscrição Social (NIS) pode ir até à unidade de abrangência do seu bairro.

Para receber o atendimento é necessário levar os originais do RG, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e carteira de trabalho do responsável familiar e de todos que residem na mesma casa. 

Os documentos para o cadastro das crianças são o RG, CPF, certidão de nascimento e declaração escolar.