Cras alegria promove ação social dedicada aos idosos

A atividade contou com a parceria da Semsa para oferta de serviços de saúde.

Por - Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou nesta quinta-feira (21) uma programação especial voltada para os idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alegria, no bairro Pedrinhas. As atividades contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Os idosos foram atendidos com verificação de pressão arterial e teste de glicemia, além de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, com o tema “Cuidando da Saúde Física e Mental”. A atividade foi realizada em parceria com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) da Unidade Básica Pedrinhas, coordenado pela Semsa.

“A proposta é que esse tipo de ação ocorra pelo menos duas vezes ao mês. Para novembro já temos outras atividades programadas e a intenção é ampliar ainda mais, fortalecendo e aumentando o vínculo entre esses idosos”, explicou o coordenador do Cras, Ivanildo Ferreira.

Além da palestra, os idosos participaram de atividades de relaxamento, com a prática de exercícios e dinâmicas de grupo, que podem ser executadas diariamente por eles no próprio ambiente familiar.

“Essa atividade de alongamento é justamente o que os idosos precisam dentro da sua vida cotidiana. Muitos deles não têm a oportunidade de estar em um centro de reabilitação ou de fisioterapia, então trouxemos alguns exercícios de alongamento e de respiração, ensinando-os a praticá-los de forma correta e simples em casa. São exercícios que irão contribuir para a melhoria da saúde e disposição. Com alongamentos diários eles poderão ter um dia mais tranquilo, mais produtivo, com mais disposição e muito mais feliz”, destacou o técnico, Jairo Saraiva.

Seu Domingo dos Santos participou pela primeira vez da atividade e comentou com entusiasmo a alegria de participar do momento.

“Eu fiquei sabendo dessa atividade por acaso, vim ao Cras para atualizar meu CadÚnico esses dias e me convidaram a participar. Essa é a minha primeira vez e estou gostando muito, espero que ocorra mais vezes. Essas atividades e outros benefícios que venham, são muito importantes. Estou muito contente de estar aqui hoje”, concluiu.