Cram Itinerante realiza ação em escola da zona norte

A atividade faz parte da programação da campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher e atendeu servidoras e mães de alunos da Escola Municipal Eliana Flexa Vilhena.

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh) e da Coordenadoria Geral de Políticas para Mulheres (CGPPM), realizou na manhã deste sábado (26) a ação do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) Itinerante. A iniciativa faz parte da Campanha 16 dias de Ativismo e aconteceu na Escola Municipal Eliana Flexa Vilhena.

A ação contou com a equipe do Cram, que ofertou serviços de acolhimento, psicológicos, assistência social, serviços jurídicos, rodas de conversas, além de palestras com a presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM-AP), Sandra Cardoso, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Santana, Léia Soriano e com a diretora da Escola Jardim de Deus, Esther de Paula.

O públicos-alvo da programação eram mães de alunos e funcionárias da escola, como a professora Leidiane Oliveira, que destacou a importância da realização da ação.

“Foi importante pra mim, como educadora, participar de palestras e conversas. Com isso, podemos atender e estender essa rede também na escola. A nossa instituição faz parte de uma comunidade carente, onde nosso público são famílias e pessoas em vulnerabilidade social. Nós precisamos saber deste acesso e destas redes de atendimento à mulher para que possamos estender aos funcionários, mães e a todas as mulheres da nossa comunidade que precisarem desse apoio”, relatou.

A ação também buscou identificar e acolher mulheres vítimas de violência e, de acordo com a coordenadora do Cram Zona Norte, Léa Souza, todas as mulheres que passam por isso possuem no Cram um espaço de acolhimento.

“Hoje o Cram Itinerante trouxe à escola nossos atendimentos e essa ação traz à nossa comunidade informação sobre a mulher que sofre algum tipo de violência, explicando que ela tem um local apropriado para ir em busca ajuda”, afirmou.