Covid-19: unidades de referência registram quase 3 mil atendimentos em 24 horas

As Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva, Marabaixo, Álvaro Corrêa e Carreta da Saúde, que são referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19, registraram na última segunda-feira, 1º de junho, a realização de 2.928 atendimentos, entre consultas e receitas. Em um dia, a UBS Lélio Silva recebeu 429 pacientes. Já a unidade Álvaro Corrêa, na zona norte, atendeu 356 pessoas. Na UBS Marabaixo, 206 pacientes procuraram assistência médica com os sintomas da síndrome gripal e na Carreta foram 130 atendidos.

Outro dado registrado é o total de kits de medicamentos entregues no mesmo dia, onde 1.807 pessoas saíram dessas três unidades com a medicação prescrita para o tratamento terapêutico. Na Lélio Silva, foram 810 kits. Destes, 247 foram entregues no ponto de distribuição de medicamentos em frente à unidade. Já na Álvaro Corrêa, do total de 648 receitas atendidas, 276 foram no ponto de distribuição móvel. Na UBS Marabaixo 247 kits e na Carreta foram 102 kits.

 

Registrando assim a entrega de 9.035 comprimidos de azitromicina e 7.228 comprimidos de ivermectina.

 

Quando devo procurar uma UBS

 

A população pode buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Marabaixo quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde