Covid-19: unidades de referência registram entrega de mais de 2 mil kits de medicamentos em 24 horas

As Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva, Marabaixo e Álvaro Corrêa, que são referência para atendimento de casos suspeitos de Covid-19, registraram na última sexta-feira, 29, o total de 2.118 kits de medicamentos entregues em 24 horas. Os kits contêm a medicação prescrita para o tratamento terapêutico, que tem sido adotado pelo Município há 40 dias, após a sugestão do Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19.

Na UBS Lélio Silva, foram entregues 1.121 kits. Destes, 683 foram no ponto de distribuição de medicamentos em frente à unidade. Já na Álvaro Corrêa, do total de 695 receitas atendidas, 350 foram no ponto de distribuição móvel. E na UBS Marabaixo 302 kits. Registrando assim a entrega de 10.590 comprimidos de azitromicina e 8.472 comprimidos de ivermectina.

 

No mesmo período, foi registrada a realização de 921 consultas, onde a UBS Lélio Silva recebeu 327 pacientes. Já a unidade Álvaro Corrêa, na zona norte, atendeu 307 pessoas. E na UBS Marabaixo, 287 pacientes procuraram assistência médica com os sintomas da síndrome gripal. Totalizando, entre consultas e receitas, 3.039 atendimentos.

 

Quando devo procurar uma UBS

 

A população pode buscar os serviços nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Marabaixo quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza e dificuldade respiratória para receber uma avaliação. Se após o procedimento o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele realizará os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde