Covid-19: retorna visitação nos cemitérios municipais de Macapá

Além de cemitérios, eventos sociais e shows também foram autorizados. O decreto entra em vigor nesta quarta-feira (18).

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Um novo decreto de flexibilização de medidas de combate à Covid-19 entra em vigor nesta quarta-feira (18). O documento de nº 4.622 de 2021 da Prefeitura de Macapá, entre outras coisas, autoriza o retorno das visitas nos cemitérios municipais. A vigência é de 18 a 31 de agosto.

PARA VER A ÍNTEGRA DO DECRETO CLIQUE AQUI

As visitas nos cemitérios municipais estão permitidas seguindo os protocolos sanitários, como a utilização de máscara e distanciamento social, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além disso, foi liberado a presença do público nos estádios mediante a apresentação da carteira de vacinação.

Também está autorizado a realização de eventos sociais, corporativos, técnicos científicos, exposições e outros eventos realizados em ambiente aberto, fechado ou misto. Para eventos sociais, como aniversários e casamentos, o horário limite é até 1 hora com taxa de 50% de ocupação do espaço.

Já os eventos corporativos, técnicos e científicos têm o limite de 150 pessoas e a disposição das mesas e assentos devem respeitar o distanciamento social. Além disso, a entidade promotora do evento deve controlar o acesso ao local.

Os shows estão permitidos para pessoas que estiverem com a vacinação em dia, seguindo a taxa de ocupação de 50% no local e tendo fiscalização em conjunto com órgãos de vigilância sanitária.

O decreto mantém a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no interior de restaurantes, churrascarias e similares, agora 10h às 1h e apresentações ao vivo de no máximo dois artistas, vedada a utilização de pista de dança.  

Suspensos
Continuam suspensos balneários públicos e privados e praias, além de agrupamento de pessoas e veículos em locais públicos e privados.