Covid-19: Profissionais das Forças de Segurança começam a receber 1ª dose da vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta segunda-feira (05), a vacinação dos agentes de segurança pública em Macapá. A ação aconteceu das 9h às 13h, no Quartel da Polícia Militar. O grupo faz parte do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.

Neste primeiro momento, a Prefeitura de Macapá recebeu 360 doses da vacina para a imunização deste grupo. A vacinação seguiu uma lista de profissionais previamente disponibilizada por cada corporação. A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, destacou que o atendimento observa o critério de idade e exposição ao vírus, verificando os agentes da linha de frente.

‘’A lista é baseada na proporcionalidade de cada batalhão e segue dois critérios: idade e participação na ponta das fiscalizações, com atuação nas atividades de campo. São os profissionais com mais riscos de contraírem o novo coronavírus’’, explicou a subsecretária.

“Por exemplo, a Polícia Militar, que possui um contingente de 3 mil policiais militares, recebeu 160 doses; O Corpo de Bombeiros 62 doses; A Polícia Civil 58 doses; O Iapen [Instituto Penitenciário do Amapá] 47 doses; A Guarda Municipal 27 doses; A Polícia Rodoviária Federal 4 doses; A ABIN (Agência Brasileira de Inteligência no Amapá) 2 doses. Totalizando 360 doses’’, complementou Nayma.

A servidora pública, Eliana Leite, 44 anos, atua na linha de frente na Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) desde o início da pandemia. A amapaense relata que a primeira dose da vacina representa segurança, pois trabalha diretamente nas ações de fiscalizações.

“A sensação é de tranquilidade, principalmente para continuar meu trabalho de linha de frente. A primeira dose me deixa feliz e significa proteção para a minha família e para meus colegas de trabalho’’, afirma a servidora.

Eliana faz parte da corporação há 21 anos e em março de 2020 acabou contraindo a doença. Ela enquanto profissional de segurança orienta as pessoas a ficarem em casa e só saírem somente se for necessário.

‘’Temos que tomar todos os cuidados se for necessário sair de casa. O uso da máscara e o álcool 70% nas mãos e roupas é uma maneira eficaz de proteção contra o vírus’’, concluiu.

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação