Covid-19: prefeitura registra redução de mais de 30% no atendimento em 3 unidades de referência em comparação ao mês de maio, mas alerta que as medidas de prevenção devem continuar

Fotos: Cleito Souza

Com a descentralização dos atendimentos das unidades de referência à Covid-19 no município, a Prefeitura de Macapá registrou na quarta-feira, 24 de junho, uma redução no número de atendimentos nas UBS’s Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Marabaixo, se comparado ao mês de maio. No dia 24 de maio, as três unidades realizaram 862 atendimentos de pacientes com sintomas suspeitos da doença. Dia 24 de junho, o total foi de 649 pessoas, o que representa uma diminuição de 32% no número de pacientes atendidos.

“A descentralização desses acolhimentos e a ampliação na rede de assistência a esses pacientes, com a abertura da Unidade de Saúde Covid Santa Inês, o atendimento pela UBS Fluvial, a Carreta da Saúde, que hoje percorre os nossos distritos, e a testagem rápida, ajudaram a reduzir o fluxo de pessoas que procuram as três UBS’s, agilizando assim o atendimento médico desses pacientes e possibilitando o início do tratamento mais rápido para os casos positivos da doença”, explicou a coordenadora do Comitê de Combate ao Coronavírus, Silvana Vedovelli.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de evitar doenças infectocontagiosas como a Covid-19 ainda é adotando medidas simples de prevenção, como manter o distanciamento social; o uso de máscara; medidas de higiene, como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; o uso de álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados; e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Na Unidade de Saúde Covid Santa Inês, 180 pessoas procuraram assistência médica com sintomas da síndrome gripal na última quarta. Destas, 75 receberam a prescrição para o início do tratamento e já saíram do local com a medicação necessária. A Carreta da Saúde, que prestou atendimento na comunidade de Ilha Redonda, atendeu 17 pessoas.

Hoje, o município conta com 4 unidades de referência no tratamento: as UBS’s Lélio Silva e Álvaro Corrêa, a Unidade Covid Santa Inês, com atendimento 24 horas; e a UBS Marabaixo, com atendimento até meia-noite. Além da Carreta da Saúde, que realiza atendimentos nos distritos; as equipes itinerantes, que estão nas comunidades de difícil acesso; e a UBS Fluvial, que vem atendendo pacientes das comunidades do arquipélago do Bailique.

Quando devo procurar atendimento

Ao apresentar qualquer sintoma do vírus, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, a população deve buscar os serviços de atendimento nas UBS’s de referência Lélio Silva, Álvaro Correa, Marabaixo e Unidade de Saúde Covid Santa Inês imediatamente, para que seja avaliado pelo médico.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Karla Marques

Assessora de comunicação