Covid-19: Prefeitura de Macapá realiza ação de testagem rápida em profissionais da linha de frente

A Prefeitura de Macapá dá continuidade à testagem rápida para Covid-19 em profissionais que atuam diretamente nos serviços prestados pelo Município. Nesta segunda-feira, 8, foram testados os servidores do prédio administrativo da Secretaria Municipal de Saúde. Para essa atividade, foram disponibilizados 290 testes.

Nesta terça-feira, 9, serão testados os profissionais da UBS Marabaixo, Samu e Guarda Civil de Macapá. “O teste pode indicar se a pessoa está infectada ou recuperada da infecção. É uma ferramenta que funciona como auxílio no diagnóstico de infecções primárias e secundárias pelo vírus. Ao longo desta semana, faremos a testagem nas Unidades Básicas de Saúde que atuam diariamente no combate e prevenção ao Coronavírus, bem como nos agentes de Fiscalização e de Zeladoria Urbana”, explica a Coordenadora de Comitê de enfrentamento a Covid-19, Silvana Vedovelli.

 

Os testes que estão sendo utilizados fazem parte de um lote de 20 mil kits que foram adquiridos pela Secretaria de Saúde. Além da ação de testagem para os servidores municipais, os usuários também podem fazer o exame em uma das unidades de referência para atendimento de casos suspeitos de Coronavírus, que são Lélio Silva, Álvaro Corrêa, Marabaixo e Carreta da Saúde.

 

“O teste identifica em 15 minutos os anticorpos no sangue e, com isso, será possível mapear a quantidade de pessoas que pegaram o vírus, mesmo que sejam assintomáticas, o que permite calcular o quão espalhado está o vírus no município”, explica o coordenador de Laboratórios, Felipe Santos.

 

Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica. Sendo assim, é indicado para exames a partir de pelo menos oito dias após o início dos sintomas.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Saúde