Covid-19: Prefeitura de Macapá mantém higienização e desinfecção de locais públicos

A Prefeitura de Macapá dá continuidade à higienização e desinfecção dos hospitais, UBS’s, prédios públicos (que mantêm os serviços essenciais), paradas de ônibus, praças, estacionamentos e ruas com maior fluxo de pessoas. Caminhões-pipa fazem a borrifação com uma mistura de água, cloro isocianurato de sódio 65% e uma pequena quantidade de lavanda para dar um cheiro mais agradável, concentração ideal para desinfecção de áreas com possíveis contaminações.

A ação teve início no último sábado, 28, com higienização e desinfecção externa por meio de hidrojatos. Na noite desta segunda-feira, 30, equipes de limpeza urbana voltaram às ruas para pulverizar outros pontos da cidade. Desta vez, também utilizando bombas costais, que possibilitam o procedimento interno dos prédios. No trabalho, que envolve 6 caminhões-pipa, auxiliares de serviços gerais (devidamente equipados com macacão, máscara de proteção, luvas e óculos) e Caça-Covid, são utilizados pulverizadores costais para desinfecção de áreas internas de bancos, lotéricas, corrimãos de lojas, UBS’s, terminal rodoviário e demais locais que contenham maiores aglomerações de pessoas.

 

De acordo com o cronograma, as equipes foram distribuídas em frentes de trabalho para atender as principais vias das zonas norte, sul, leste e oeste, assim como na área central de Macapá. Foram pulverizadas a Rua Santos Dumont com Av. Maria Quitéria, Av. 13 de Setembro, passando pela Feira da 13, Estação de Tratamento de Água até o Residencial Açucena, Aeroporto de Macapá, direção à Av. FAB, Fórum, Hospital Alberto Lima, Maternidade Mãe, Tribunal de Contas, Prefeitura de Macapá, Palácio do Governo, Tribunal de Justiça, Rua Cândido Mendes, Rua São José e Rua Tiradentes, agência do Banco do Brasil (Cândido Mendes), Caixa Econômica Federal (Iracema Carvão Nunes).

 

“Além de higienizarmos e desinfetarmos esses locais na parte externa, começamos agora o procedimento com bombas costais que nos permitem adentrar nos prédios e fazer um trabalho mais minucioso. Venceremos essa batalha contra o Coronavírus”, informa o secretário de Zeladoria, Claudiomar Rosa. O serviço se estende pelos próximos 15 dias. Nesta terça-feira, 31, a ação passa pela Praça do Kitesurf, UBS Cidade Nova, orla do Perpétuo Socorro, UBS Perpétuo Socorro, prédio administrativo da prefeitura, no Laguinho, UBS Pacoval, Rua Guanabara, Rua Mato Grosso, Fundação de Cultura do Município de Macapá, Hotel Holiday (Av. Henrique Gláucio), paradas de ônibus, estacionamentos, agências bancárias.

 

“A Prefeitura de Macapá trabalha dia e noite com ações de prevenção ao Covid-19, mas também precisamos que a população continue ajudando, ficando em casa e fazendo a higienização conforme orientações do Ministério da Saúde. Essa é uma luta de todos”, finaliza o secretário Claudiomar.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana