O encontro, coordenado pelo prefeito de Macapá, Clécio Luís e pelo governador do Estado, Waldez Góes, com a bancada federal ocorreu na manhã desta segunda-feira, 23 de março, no Palácio do Governo do Amapá, de forma presencial e por videoconferência. Na ocasião, as autoridades pontuaram medidas para capitanear suporte financeiro para o combate ao Coronavírus (Covid-19).
Segundo o prefeito Clécio, o momento é para unir forças em prol da saúde da população. “O Governo Federal permitiu a liberação de recursos de emendas parlamentares impositivas individuais e de bancada estadual. Deste modo, senadores e deputados poderão fazer a alteração sobre a destinação desse recurso. E hoje nos reunimos com toda a bancada federal, deputados e senadores, para alinhar as principais necessidades nesse momento de crise mundial e de enfrentamento da síndrome respiratória”, destacou.
Na última sexta-feira, 20, por meio de videoconferência, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, somados os valores das ações e as que já seriam destinadas à saúde, chegaria a 8 bilhões de reais. O governo estuda a possibilidade de autorizar os parlamentares agilizarem a antecipação desse montante de forma parcial ou total até o fim de março, para que os estados e municípios possam enfrentar a pandemia.
O município deverá apresentar aos parlamentares, até quarta-feira, 25, uma lista com as principais necessidades para que seja feita as destinações desses recursos. Os parlamentares também se colocaram à disposição para debater no Ministério de Minas e Energia sobre o pagamento de contas de energia no estado.
Estiveram presentes o suplente do senador Davi Alcolumbre, Josiel Alcolumbre; o senador Randolfe Rodrigues; os deputados federais Aline Gurgel, Vinícius Gurgel (licenciado), André Abdon, Acácio Favacho, Patrícia Ferraz e Luiz Carlos; a deputada estadual Luciana Gurgel; e participaram por videoconferência o suplente do senador Lucas Barreto, Paulo Albuquerque e os deputados federais Camilo Capiberibe, Leda Sadala e Marcivânia Flexa.
Amelline Borges
Assessora de comunicação/Prefeitura de Macapá