Covid-19: Prefeitura de Macapá anuncia novo cronograma vacinal para 1° dose de pessoas com comorbidades

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inicia na segunda-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. A imunização deste grupo começa com a oferta da primeira dose da vacina para pessoas transplantadas de órgãos sólidos, pacientes oncológicos, anemia falciforme, portadoras de doenças respiratórias crônicas e cardiovasculares.

O novo cronograma prevê vacinação na segunda (12) e terça-feira (13), das 9h às 17h. A imunização deste novo grupo será realizada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré e em quatro pontos no sistema drive-thru, na Praça do Estádio Zerão, Praça Floriano Peixoto, Policlínica e na Rodovia do Curiaú.

Cadastro
Para receber o imunizante é necessário comprovação da doença pré-existente. As pessoas com essas condições clínicas e comorbidades deveram ter feito o pré-cadastro no link (https://bit.ly/3uGPgt2), disponível no site da Prefeitura de Macapá.

A Semsa orienta que no dia da vacinação, é preciso apresentar cópias do cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, atestado, laudo médico ou ainda ficha de acompanhamento de doença crônica, além de uma autodeclaração de comorbidade assinada.

A subsecretária municipal de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço, ressaltou que o atendimento ocorrerá gradativamente, obedecendo o Plano Municipal de Imunização.

‘’Avançaremos na imunização das pessoas com comorbidades de acordo com a disponibilidade de doses e orientações recebidas do Ministério da Saúde, independente da faixa etária. Mas, é importante ressaltar que a vacinação contra a Covid-19 é ofertada somente para pessoas acima de 18 anos’’, explicou.

‘’Sabemos da amplitude deste grupo com comorbidades e condições clínicas. Por isso, pedimos que as pessoas com doenças pré-existentes aguardem sua vez. Anunciaremos ainda durante essa semana um novo cronograma vacinal para o grupo, conforme as doses disponíveis’’, complementou Nayma.

Comorbidades
As comorbidades consideradas para a vacinação contra a Covid-19, são aquelas doenças pré-existentes incluídas na lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI), tais quais: diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave. Nesta fase, a imunização também estará disponível para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Síndrome de Down.

Confira abaixo o cronograma vacinal para pessoas com comorbidades:

Segunda-feira (12/04) – vacinação para os grupos:

• Transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão);
• Doentes Hematológicos (incluindo a anemia falciforme);
• Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos.

Terça-feira (13/04) – vacinação para os grupos:

• Pessoas com doenças respiratórias crônicas (DPOC, asmáticos sem controle, bronquiectasias, enfisemáticos);
• Cardiopatias severas (Revascularizados, em uso de marcapasso).

Aline Paiva
Secretaria Municipal de Comunicação