Covid-19: prefeito de Macapá faz balanço positivo das medidas colocadas em prática pelo protocolo de medicamentos em Macapá

Fotos: Max Renê

O prefeito de Macapá, reuniu na noite desta quarta-feira, 22, com o Comitê Médico de Enfrentamento da Covid-19: médicos Pedromar Valadares, Ana Chucre, Marco Túlio Franco e o epidemiologista Patrício Almeida. A secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra também esteve presente. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Palácio Laurindo Banha e teve a finalidade de avaliar as medidas adotadas pelo Município no combate ao novo Coronavírus.

Clécio Luís fez um balanço positivo de todas as medidas que foram colocadas em prática pelo protocolo terapêutico. “Conseguimos salvar milhares de vidas. Fomos umas das primeiras cidades a implantar no país. Hoje, os médicos do Comitê Médico orientam médicos do Brasil inteiro. Eu mesmo sou demandado para falar com prefeitos de outras capitais por meio de videoconferências quase todos os dias relatando a experiência de Macapá”, explicou.

“Agora, temos uma preocupação nova. Estamos observando o aumento do agravamento em crianças, não estão aumentando o número de casos, estão em crescimento os números de casos agravados e, para isso, nós já vocacionamos as nossas unidades de Covid. Uma virou referência, que é a do Santa Inês, e agora nós iremos difundir um protocolo terapêutico específico para crianças. Esse foi o ponto principal que tratamos na reunião de hoje”, concluiu o prefeito.

A Unidade Básica de Saúde do Santa Inês é referência para atendimentos de crianças com sinais e sintomas suspeitos de Covid-19 em Macapá. O espaço da unidade conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e farmacêuticos aptos para a prática do protocolo terapêutico de atendimento pediátrico.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cliver Campos

Assessor de comunicação

Contatos: 98126 0880 / 99175 8550