Covid-19: Pessoas com 64 anos recebem primeira dose da vacina durante a Sexta-Feira Santa

O início da Semana Santa trouxe esperança para as pessoas com 64 anos que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O sorriso escondido embaixo da máscara de proteção, a sensação de alívio traduzida no olhar, uma mistura de sentimentos espalhados pela cidade durante a ação realizada pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o Plano Municipal de Imunização.

A última sexta-feira, que é considerada santa para a tradição cristã, trouxe paz para o paraense Hermogino Barbosa, de 64 anos, morador do bairro Renascer. O amapaense de coração reside em terras tucujús há mais de 40 anos e finalmente recebeu a primeira dose da vacina, no ponto de drive-thru localizado na Rodovia do Curiaú.

“Eu tive a Covid-19 e fiz o tratamento em casa. Fiquei muito ruim, com falta de ar, dor no peito, sem paladar e sem vontade. Me vacinar neste período é uma benção e receber a primeira dose é um presente de Deus. Posso ter mais esperança e segurança, me sinto mais feliz!”, contou.

A pandemia do novo coronavírus mudou a vida da Dona Maria Raimunda, de 65 anos. Usando a máscara de proteção, a senhora deixou o isolamento social por um motivo especial, a tão sonhada vacina. Ela não conteve a emoção ao lembrar de tudo o que passou durante esse ano marcado pela Covid-19.

“Estou emocionada! Esperei muito por isso. Sou professora do município e tive que me adaptar as aulas online. Agora com a primeira dose me sinto mais segura”, falou emocionada.

Após a imunização, no drive-thru da Policlínica, a professora Maria afirmou que manterá as medidas de segurança contra a Covid-19.

A coordenadora de imunização da Semsa, Monique Uchôa, enfatizou que a vacinação é considerada a principal medida para o enfrentamento da Covid-19 e que a Prefeitura de Macapá segue o Plano Municipal de Imunização.

“O município de Macapá tem intensificado as ações de vacinação. Estamos seguindo as notas técnicas que indicam o público-alvo e o Plano Municipal de Imunização. O objetivo é avançar de acordo com os estoques disponíveis. Queremos barrar a proliferação do vírus com a imunização. Grande parte dos profissionais da saúde é formada por idosos e eles já receberam as suas doses. Esperamos que no futuro breve todos sejam vacinados!”, concluiu.

63 e 62 anos

A ação de imunização segue neste sábado (3) e domingo (4), com a primeira dose ofertada a pessoas com 63 e 62 anos, respectivamente. O atendimento inicia às 9h e se estende até às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Rosa Moita, Marabaixo, Congós e Novo Horizonte, e nos drives-thrus do início da Rodovia do Curiaú, Praça Floriano Peixoto, estacionamento do Estádio Zerão e Policlínica.

Ao comparecer no local de vacinação, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Aline Paiva
Secretária Municipal de Comunicação