Covid-19: órgãos de segurança realizam ação de fiscalização neste domingo, 30

A Guarda Civil de Macapá, Companhia de Trânsito e Transporte, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Polícia Militar do Estado realizaram na noite deste domingo, 30, mais uma ação de fiscalização na capital amapaense. A operação “Tolerância Zero” ocorreu em diversos pontos da cidade, como na extensão da orla que compreende os bairros Cidade Nova, Perpétuo Socorro, Centro e Santa Inês. Além da orla do distrito de Fazendinha e entorno do estádio Zerão.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, inspetor Rui Seco, a operação tem como objetivo fiscalizar o cumprimento das normas municipais que dispõem sobre a 6ª etapa de retomada das atividades sociais e econômicas, além das medidas restritivas, sanitárias e de prevenção ao Coronavírus em Macapá.

“A operação acontece dentro de um planejamento. A princípio, era realizada na orla da cidade. Mas recebemos denúncia de que no entorno do estádio Zerão estava ocorrendo aglomeração urbana, e as equipes se deslocaram até o local para dispersar a população. Vale lembrar que o vírus ainda está ativo e que os cuidados com a saúde devem ser preservados”.

Balanço

No período de 12 a 30 de agosto, as instituições de segurança registram 700 abordagens de trânsito, 12 recolhimentos de veículos, 19 notificações, 26 estabelecimentos (bares e restaurantes) notificados, 2 estabelecimentos multados por aglomerações e ultrapassar horário, além de 2 multas pelo não uso de máscara. 

“Desde o dia 12 de agosto, estamos trabalhando na fiscalização de bares e restaurantes da orla de Macapá. Mas foi identificado que outros pontos da cidade estão sendo usados para reunir grande quantidade de pessoas. As equipes, que contam com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, irão também visitar esses locais, para que se possa cumprir as normas estabelecidas em decreto de combate à proliferação do Coronavírus. Pedimos a contribuição da população, ainda estamos vivendo em meio a essa pandemia e precisamos sim tomar todos os cuidados necessários”, destacou Márcio Pimentel, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura urbana.

Secretaria de comunicação de Macapá

Amelline Borges e Aline Brito

Assessoras de comunicação