Covid-19: Operação conjunta da Prefeitura de Macapá e Governo do Estado apresentam baixa ocorrência nesta sexta-feira (23)

Para fiscalizar o cumprimento ao decreto municipal e estadual de medidas de proteção contra a covid-19, a  Prefeitura de Macapá e o Governo do Estado montaram uma força-tarefa para este fim de semana. Na sexta-feira (23), primeira noite de ações, foram registradas poucas ocorrências, contabilizando cerca de 20 estabelecimentos comerciais vistoriados, em bairros da zona sul e norte da capital.

Os trabalhos iniciaram a operação integrada, desta vez de forma alinhada com os empresários da noite, após definição da nova estratégia de abordagem, como explica o chefe da fiscalização da Semam, Adrian Valente.

“Com objetivo de reduzir o número de pessoas notificadas e evitar apreensões, alinhamos com os empresários da noite, ouvimos seus questionamentos e definimos uma estratégia. O empresário, após o horário estabelecido no decreto de 23h30 para fechar seu estabelecimento, terá 15 minutos de tolerância, para se organizar e fechar as portas”, explicou o chefe.

Durante a ação desta sexta-feira, cinco estabelecimentos foram interditados, sete autos de infração lavrados, uma caixa de som apreendida e uma caixa de som automotiva recolhida pela equipe do Batalhão Ambiental. O responsável foi notificado por perturbação de sossego, estacionamento proibido e uso de som automotivo proibido no logradouro público, conforme a lei 4.561/201. A maioria das infrações foi flagrada em miniboxes, na zona sul da capital.

As medidas de prevenção à covid-19 são exigidas durante as vistorias. “ O distanciamento social, o uso correto de máscara e álcool em gel, são medidas fundamentais para evitar a propagação do coronavírus e vamos continuar cobrando durante as fiscalizações para que os empresários, assim como o munícipe, respeite o decreto”, concluiu Adrian.

Atividades em bares, boates, casas de show, teatros, casas de espetáculos, balneários, praias, eventos, passeios e festas realizadas em embarcações, ônibus, sítios/terrenos e similares, continuam suspensas. Além de agrupamentos de pessoas e veículos em locais públicos e privados.

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Meio Ambiente