Covid-19: Macapá registra 98% do grupo prioritário vacinado com a primeira dose

Os dados são do Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde que monitora a vacinação nas cidades brasileiras.

Por Aline Paiva - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cerca de 70% da população geral vacinável já recebeu a primeira do imunizante eficaz contra a Covid-19 em Macapá, segundo registra o Localiza SUS, sistema do Ministério da Saúde (MS) que divulga informações sobre a vacinação contra a Covid-19 nas cidades brasileiras. Os dados também mostram que 98% das pessoas que compõem o grupo prioritário já iniciaram seu esquema vacinal.

O índice demonstra o avanço da vacinação em Macapá, que já oferta a primeira dose do imunizante para o público de adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, sem comorbidades.

“Do quantitativo de doses recebidas, a cobertura foi 71.5% da população que reside em Macapá. Sendo que esse dado agrupa aqueles com comorbidades e a população em geral. Seguimos avançando com a vacinação no município. Agora estamos imunizando os adolescentes’’, declara a subsecretária de Vigilância da Semsa, Nayma Picanço.

Sobre os grupos prioritários, a Prefeitura de Macapá já aplicou a primeira dose em 98.72% do público. Em relação à segunda dose ou dose única 30.70% das pessoas foram imunizadas contra a Covid-19.

‘’Pedimos que as pessoas se atentem ao prazo indicativo da segunda dose, que é essencial para a proteção dos indivíduos, conforme indicam os estudos. A Prefeitura de Macapá realiza buscas ativas dos faltosos, além da oferta dos imunizantes diariamente. Mas, precisamos da colaboração da população para vencermos este vírus’’, finaliza Nayma.