Covid-19: Equipes da Semsa vacinam idosos acamados de Macapá

As equipes de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da Prefeitura de Macapá saíram às ruas para vacinar os idosos faltosos e acamados da capital. A programação segue demanda repassada pela Central de Imunização, que abastece as equipes com dados da população com dificuldade de locomoção e pessoas que que não foram receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O objetivo da busca ativa é realizar a imunização de todos deste grupo prioritário.

Quem fala sobre a estratégia seguida pelas equipes de imunização é a enfermeira Ingrid Soares, que sai para vacinar a população em áreas cobertas e descobertas, conforme cronograma. “Nós recebemos a demanda com base nos dados do pré-cadastro, pessoas que procuram os pontos de vacinação e ligações para a central. A partir disto, nós vamos até a residência do idoso acamado ou de algum faltoso para 2ª dose para aplicar a vacina e fazer o acompanhamento”, explica.

Ainda de acordo com a enfermeira, as pessoas desse grupo podem pedir o agendamento das visitas. “Aquele parente de idoso que observou que passou do prazo para vacinar, no caso da segunda dose, ou o idoso que é acamado e ainda não foi vacinado, a gente pede que ligue para o número 96 9 9970-2346 que a nossa equipe vai até à casa para realizar a imunização”, concluiu.

Para a socióloga Clenia Pimentel, filha do senhor Raimundo Ferreira, que é acamado, a ação possibilitou que seu pai fosse vacinado contra a Covid-19. “Foi um enorme prazer receber as enfermeiras, que além de gentis são solícitas e excelentes profissionais. Entraram em contato comigo, me informando o dia que iriam vir realizar a vacina do meu pai e eu fico feliz porque ele completou o ciclo e isso é um sinal de esperança para a população”, contou.

A busca ativa de idosos e acamados segue normalmente conforme o calendário de imunização, tanto para aplicação de primeira dose quanto de segunda dose. Esta busca acontece com base no pré-cadastro realizado no site da Prefeitura de Macapá ou a partir da notificação das famílias, que podem entrar em contato pelo telefone: 96 9 9970-2346 para informar à Central de Imunização.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social