Covid-19: em videoconferência, prefeito Clécio fala sobre tratamento de profilaxia como enfrentamento da pandemia

Fotos: Cleito Souza

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da secretária de Saúde, Gisela Cezimbra, participou de videoconferência entre gestores do Executivo estadual e municipais, na última quarta-feira, 24. Na ocasião, foi apresentado o relatório epidemiológico sobre protocolos do novo Coronavírus (Covid-19) realizado pelas equipes técnicas no estado do Amapá.

Clécio falou sobre as estratégias utilizadas na capital e distritos. “A pandemia não tem criado exceções, nem territorial, nem de idade. Como nós administramos o Sistema Único de Saúde, devemos trabalhar de forma cooperativa e complementar. Portanto, levamos o atendimento, inclusive, às comunidades mais distantes, como o Bailique e outras”, destacou.

Segundo a secretária Gisela Cezimbra, o Município de Macapá adota o protocolo de profilaxia, especialmente em áreas rurais, com dificuldade de acesso às unidades vocacionadas para o atendimento exclusivo da Covid-19. O tratamento é feito com uso da medicação prevista no protocolo para pessoas da mesma família que tenham tido contato com pacientes positivados do vírus. 

“Além de tratar esses pacientes, também é feita a profilaxia com os contactantes. Nossa maior preocupação é a prevenção com a saúde da população também dessas localidades”, pontuou a secretária. 

Em Macapá, o protocolo de tratamento, incluindo a prevenção, tem sido feito de acordo com o entendimento médico. Ainda segundo Cezimbra, a troca de experiências é fundamental para que outros municípios possam combater da melhor forma a pandemia. 

Na capital, o atendimento básico ocorre em quatro unidades de saúde de referência para o enfrentamento do novo Coronavírus, são elas: Marabaixo, das 7h à 0h; Lélio Silva, Álvaro Corrêa e Santa Inês, com atendimento 24 horas.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Amelline Borges

Assessora de comunicação