Covid-19 e Tríplice viral: Confira os pontos de vacinação ofertados pela Prefeitura de Macapá

Secretaria Municipal de Saúde está aplicando em 7 locais da capital.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Neste sábado (8), a Prefeitura de Macapá, por meio das ações da Secretaria Municipal de Sáude (Semsa), disponibiliza mais um lote de vacinas para a população macapaense reforçar seu ciclo de imunidade contra os principais vírus que têm circulado na cidade: o novo coronavírus, sarampo, caxumba e rubéola.

A aplicação dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e CoronaVac que combate a covid-19, além da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) estarão disponíveis das 9h até às 15h, nos seguintes locais:

Drive-thru Praça Floriano Peixoto;

Drive-thru Zerão;

Drive-thru Curiaú;

Amapá Garden Shopping;

Macapá Shopping;

Villa Nova Shopping;

Centro de Especialidades Papaleo Paes.

Para receber a vacina contra covid-19, é necessário a apresentação de documento oficial com foto, comprovante de residência, CPF e carteira de vacinação, sendo obrigatório laudo médico para pessoas com comorbidades. No caso da tríplice viral, é preciso apenas da carteira de vacinação.

O município ainda aguarda nova remessa dos imunizantes Janssen de dose única e influenza.

Públicos atendidos contra Covid-19

1ª dose Pfizer: adolescentes de 12 a 17 anos e pessoas acima de 18 anos;

2ª dose Pfizer e Astrazeneca: para quem iniciou o ciclo há 8 semanas;

2ª dose CoronaVac: para quem está no período de recebimento;

3ª dose: público acima de 18 anos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Intervalo entre doses dos imunizantes contra Covid-19

1ª e 2ª dose
O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose de Pfizer é oito semanas para público em geral. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D1 e a D2. A D2 de Astrazeneca volta a ser aplicada oito semanas após a D1, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde. No caso da CoronaVac, o intervalo é de 30 dias, ou de acordo com a marcação no cartão do usuário.

2ª e 3ª dose
O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose é de 4 meses para pessoas de 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, idosos e profissionais de saúde. Para pessoas imunossuprimidas o intervalo é de 21 dias entre a D2 e a D3.

Influenza
A Prefeitura de Macapá aplicou 89 mil doses da vacina contra a Influenza somente no mês de dezembro de 2021. A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde nova remessa do imunizante para nossa população.  Se você ainda não se vacinou, acompanhe nossos canais oficiais para saber quando se dirigir a um ponto de imunização.