Skip to content

Covid-19: Clécio participa de debates da Frente Nacional de Prefeitos sobre medidas mais efetivas no combate à síndrome respiratória

Por -

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou nesta quarta-feira, 25, da videoconferência realizada pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Na pauta, a diretoria-executiva da instituição deliberou sobre o pronunciamento feito pelo presidente, Jair Bolsonaro, na noite do dia 24 de março, e reafirmado pela manhã desta quarta sobre o fim do isolamento social como medida preventiva ao Coronavírus.

Segundo o prefeito Clécio, que também é vice-presidente de Transferências Voluntárias da FNP, a capital continuará com as medidas determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que até o momento não voltou atrás sobre o isolamento social. “Essa foi uma decisão que tomamos em conjunto, tanto na FNP quanto na nossa capital e no nosso estado do Amapá. Essa declaração do presidente contraria o que todas as autoridades em saúde do mundo têm afirmado sobre as restrições sociais como forma de amenizar a proliferação em massa da pandemia, que já matou milhares de pessoas”, lembrou.

 

Para o presidente da FNP e prefeito do município de Campinas, Jonas Donizette, a economia é importante, mas a saúde está em primeiro lugar. “Estamos preocupados sim com a economia brasileira, ninguém está feliz em tomar essas medidas duras. Mas sabemos que elas são necessárias”, enfatizou. Em nota, os líderes da Frente Nacional dos Prefeitos repudiaram as declarações do presidente do Brasil, que coloca em xeque o trabalho e ações desenvolvidas por todas as capitais para minimizar os impactos na saúde da população.

 

A nota também questiona o posicionamento do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e afirma que resguardar a vida das pessoas, dos cidadãos brasileiros, de todas as idades, deve ser o princípio humanitário de quem tem responsabilidade de liderar, seja nos municípios, nos estados e ainda mais no país. A nota segue cobrando da autoridade nacional o posicionamento responsável que o cargo exige, lembrando que a entidade reúne os 406 municípios brasileiros que têm mais de 80 mil habitantes, o que corresponde a todas as capitais, 75% do Produto Interno Bruto (PIB) e 61% da população, e onde estão concentrados 96% dos casos de Coronavírus confirmados no país (dados de 24/03/2020).

 

Veja a nota pelo link: https://bit.ly/2JfZzyB

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/Prefeitura de Macapá

 

Fotos: Gabriel Flores