A Carreta da Saúde da Prefeitura de Macapá, que tem feito atendimento itinerante de pacientes sintomáticos respiratórios nos distritos da capital, realizou 98 procedimentos na comunidade de Santo Antônio da Pedreira, nos dias 15 e 16 de junho. Foram consultas, testes rápidos e distribuição de kits de medicamentos.
Nos dois dias, foram realizadas 45 consultas e o fornecimento de 39 receitas. Também foram feitos 14 testes rápidos, todos com resultado negativo. “As ações são bastante efetivas, pois têm nos possibilitado a fazer o monitoramento do avanço da doença nos distritos e nas localidades mais distantes”, comentou a coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, Silvana Vedovelli.
Na unidade móvel, os pacientes com sintomas de síndrome gripal podem ser avaliados por médico, que, percebendo a necessidade, poderá encaminhar para a realização de teste rápido e prescrição de medicamentos utilizados como sugestão terapêutica para Covid-19. A unidade conta com equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.
A carreta já passou pela comunidade quilombola do Curiaú, onde realizou 524 atendimentos; Ressaca da Pedreira, contabilizando 484 pessoas atendidas; e Abacate da Pedreira, que teve 345 procedimentos realizados. Agora, o próximo destino será a localidade de Curralinho, distante 250 km da capital Macapá.
Secretaria de Comunicação de Macapá
Jamile Moreira
Assessora de comunicação
Contato: 99135-6508