Em razão das normas adotadas para conter as transmissões do novo Coronavírus, os cemitérios da capital também seguem medidas que limitam a permanência de pessoas durante sepultamentos, atendimento ao público e serviços gerais. As mudanças estão previstas nos Decretos Municipais 1.704 e 1.705/2020-PMM, que dispõem sobre medidas, no âmbito público e privado, de aglomeração de pessoas com a finalidade de reduzir os riscos de contágio do Coronavírus (Covid-19).
As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira, 23 de março, nos três cemitérios da administração municipal: São José, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis. Os servidores deverão trabalhar em número reduzido, regime de plantão e escalas.
“Quanto mais rápido for o processo, menor a exposição dos funcionários, zeladores e dos familiares que estiverem dividindo o ambiente. O decreto nos fortalece para avançar nesse processo de conscientização de todos”, diz Natalia Borges Costa Coghi, assessora jurídica da Zeladoria Urbana de Macapá.
Serviços gerais
A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana tem 43 zeladores que prestam serviços nos cemitérios da capital. Os trabalhos poderão ser feitos em horário comercial. Os profissionais deverão fazer limpeza, reparos, pequenas obras e restabelecer a ordem no local antes do término do expediente, obedecendo sempre as regras estabelecidas para evitar aglomerados.
Atendimento ao público
A administração dos cemitérios deverá funcionar com atendimento interno, das 8h às12h e das 14h às 18h, todos os dias da semana e com as portas fechadas. Caso haja a necessidade, no máximo duas pessoas poderão ter acesso interno do prédio.
“Para controlar a circulação nos cemitérios, estamos conversando com os visitantes, explicando a importância de obedecer às medidas como forma de prevenir a disseminação do Coronavírus. Não é fácil, no momento de dor, sempre é delicado fazer essa triagem, mas todos precisam entender e colaborar”, avalia Jackson Dias Reis, coordenador dos Cemitérios Municipais.
Sepultamento
Os sepultamentos não sofrem alteração nos horários e podem ocorrer em dias e horários já estabelecidos. Em razão de serem espaços abertos, o número de pessoas para a cerimônia de sepultamento pode até ser um pouco maior. Mas valem as medidas de se manter a distância entre as pessoas.
Recomendações:
• Evitar tocar na pessoa velada;
• Além disso, ao entrar e sair, sempre deve ser feita a higienização das mãos com o álcool em gel;
• Não devem comparecer à capela ou ao cemitério: idosos com mais de 60 anos e pessoas com doenças crônicas.
Funerárias
As empresas funerárias também foram orientadas a recomendar às famílias que realizem o velório dos entes queridos por menor tempo possível. A medida é para prevenir o contágio do Covid-19, onde há aglomerado de pessoas.
“Precisamos tomar essas medidas pois estamos em um cenário que carece de muita atenção e cautela. A transmissão está em alta, a mudança de comportamento e rotina é imprescindível no enfrentamento ao Coronavírus. Neste sentido, adotar horários alternativos e novas regras para evitar aglomeração de pessoas é uma das recomendações”, explica o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Claudiomar Rosa.
Mônica Silva
Assessora de comunicação/Zeladoria Urbana