Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso planeja parceria com Comitê Paralímpico do Brasil

O diálogo serviu para apontar alternativas de cooperação técnica na realização do Festival Paralímpico.

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal dos Direitos Humanos (Semdh) através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), reuniu na sexta-feira (12) com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) atuante no Amapá, para firmar parceria de apoio na execução do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021.

Durante a reunião foram tratadas questões organizacionais e de logística do Festival, além das possibilidades de participação da coordenadoria nas atividades que serão ofertadas. No diálogo, foi definido que a CGPDI auxiliará na mobilização das crianças participantes do evento e dando suporte à organização.

“Promover a inclusão e integração das pessoas com deficiência em nossa sociedade passa pela valorização do paradesporto em nossas escolas e, consequentemente, comunidades. Desta forma a Semdh busca sempre parcerias que possam fomentar a interação entre crianças, esporte, inclusão, educação e sociedade como forma de reconhecimento de direitos básicos humanos”, pontuou o coordenador da CGPDI, Ruan Lincoln.

Festival Paralímpico
O Festival Paralímpico é um evento com intuito recreativo, que ocorre a âmbito nacional, e será realizado de forma simultânea com outros estados e municípios do país. A ação tem como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência visual, física e intelectual de 7 a 17 anos, de escolas públicas e particulares.

O seu objetivo é incentivar o hábito esportivo, como ressalta o coordenador técnico do CPB Herbert Barbosa. “A meta são as criança e adolescente, de 7 a 17 anos. Queremos que comecem a ter gosto pela prática do esporte, mesmo que seja de forma recreativa, que tenham vontade de sair de casa para praticar alguma modalidade, pelo bem-estar da saúde mesmo, tanto da mental como física”, afirma.

O Festival está previsto para acontecer no dia 4 de dezembro, no Centro Didático Raimundo Adamor Picanço, localizado no bairro Beirol. As inscrições já estão abertas e podem ser feita de forma on-line no endereço eletrônico:  https://bit.ly/INSCRICAOFESTIVALPARALIMPICOLOETRIASCAIXA2021.