Coordenadoria Municipal da Juventude capacita jovens para o mercado

O curso integra os jovens aos projetos da academia e da comunidade rural.

Por Mônica Nascos - Coordenadoria Municipal de Juventude

A ação envolveu adolescentes e jovens entre 12 e 18 anos, com foco na formação, conscientização, capacitação profissional e empreendedora | Foto: Mônica Nascos/PMM

A Coordenadoria Municipal de Juventude (Comjuv) da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), participa do Projeto Caravana adaptado para a juventude, com capacitação de oficinas de Terroir (culinária francesa), valorização do Meio Ambiente e produção e fomento da agricultura familiar. O evento realizado pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), na última segunda-feira (14), envolveu jovens e mulheres da comunidade do Polo Hortifruti da Fazendinha, em Macapá.

De acordo com o coordenador da Comjuv, Lucas Assis, além da capacitação profissional, o momento foi importante para a integração entre os jovens aos projetos da academia e da comunidade rural, incentivando valorização da cultura local.

“Essa interação é muito pertinente porque qualifica e incentiva a nossa juventude para o mercado de trabalho, além de envolver os nossos jovens às diferentes possibilidades de aprendizado. A culinária por exemplo, ocorre por meio das aulas práticas no ramo da gastronomia tipicamente regionalizada, ” destaca o gestor.

A jovem Fabiana Souza, de 17 anos, conta que o aprendizado vai contribuir para a sua formação, já que trabalha com a sua família com vendas de alimentação. “Estou adquirindo conhecimento para repassar aos que não puderam estar aqui. Estamos praticando e aprendendo várias técnicas, coisas que serão importantes para a minha área da confeitaria e venda de doces,” disse a jovem.

Segundo a coordenadora do Projeto e técnica da Unifap, Nara Chamblay, o programa une profissionais e instituições para o desenvolvimento de talentos e regiões. “Aqui na Amazônia nós somos a alimentação e a farmácia do mundo. Nós aproveitamos nossas riquezas naturais para cozinhar com o que temos na região, entre os remédios naturais, frutos, legumes da nossa horta,” concluiu a coordenadora do projeto.

O Projeto Caravana busca a sustentabilidade da Amazônia por meio de iniciativas que destacam o homem, o meio ambiente e a geração de emprego e renda.