A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), através da Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade (Copdi), reuniu com a Secretaria de Empreendedorismo do Estado do Amapá (Sete) e Sistema Nacional de Emprego do Amapá (Sine/AP) na sexta-feira (15) para em ações em busca de alternativas para geração de emprego para a população LGBTQIA+ de Macapá.
Com o objetivo de criar políticas públicas que atendam a população LGBTQIA+, o encontro permitiu expor problemas vividos pela comunidade e, assim, discutir soluções que ofereçam qualificação profissional ao segmento.
“É necessário que sejam criadas políticas públicas que garantam o direito da população LGBTQIA+ e sabemos o quanto é difícil conseguir emprego nos dias de hoje e para este público a dificuldade aumenta ainda mais, principalmente para a população trans e travesti”, destacou o coordenador da Copdi, Edem Jardim.
Ainda segundo Edem, uma capacitação e qualificação profissional é a oportunidade para a comunidade se destacar na busca por emprego. O coordenador reforça também que a buscar por alternativas junto às demais secretarias empregabilidade dessas pessoas será contínua.
Como a política de primeiro emprego para à população LGBTQIA+ foi destaque no encontro, Sete e o Sine se dispuseram a trabalhar na inclusão e inserção de pessoas deste público nas vagas de emprego disponíveis.
Foi solicitado ainda que a Coordenadoria possa auxiliar na capacitação de funcionários para o atendimento mais humanizado à população LGBTQIA+.
O encontro contou ainda com a participação da representante da Rede Trans Brasil no Amapá, Rafaela Esteffans, que apresentou o projeto ‘Oportunizar’, que busca a empregabilidade de pessoas trans e travestis no país.
“É necessário um olhar mais humanizado e específico para população Trans e Travesti, pois há uma resistência de empresas que agem de forma preconceituosa e não enxergam o profissional da pessoa T. Precisamos de oportunidades, capacitação profissional, políticas públicas e estar em todos os lugares”, relatou Rafaella Estefans.