Coordenadoria da Saúde da Criança realizará Live sobre enfrentamento ao abuso sexual

Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Macapá, por meio da Coordenadoria da Saúde da Criança da Secretaria Municipal Saúde (Semsa) realiza a Live ‘Atenção Primária de Saúde e o Enfrentamento à Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes’. O Evento On-line acontece a partir das 16 horas no facebook oficial da Prefeitura.

A programação será alusiva ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Objetivo da Live é ressaltar a importância da Campanha Maio Laranja e as estratégias integradas e necessárias para informar, sensibilizar, orientar e educar para prevenção de crimes cometidos contra menores. Sociedade em geral e os profissionais que atuam diretamente com esse público, no âmbito do Sistema Único de Saúde, fazem parte do público-alvo do evento. Profissionais capacitados irão debater o tema.

A coordenadora da Saúde da Criança da Semsa, Olinda Consuelo, explica que o evento on-line vai oportunizar aos profissionais diretrizes para combater a violência e o abuso sexual. “Nas portas de nosso atendimento temos profissionais que são capazes de identificar através de conversas, comportamentos e exames se aquela criança sofre algum abuso. Então, com o evento, queremos promover diretrizes e conhecimento que auxiliem nessa identificação”, explica.

“Nos serviços de saúde do município temos duas frentes específicas para atender esse público. Na Média Complexidade temos os atendimentos de urgência em nossas unidades, e na Atenção Básica contamos com consultas e as equipes da Estratégia e Saúde da Família que podem realizar esse trabalho de enfrentamento”, finaliza.

Nos últimos quatro anos, o serviço de Vigilância de Violências e Acidentes do município registrou 131 notificações de casos de violência contra criança e adolescente no município, especialmente em crianças entre cinco e nove anos. A Live é fundamental para chamar a atenção da sociedade e profissionais de saúde para a importância na identificação dos sinais e sintomas que as crianças e adolescentes apresentam quando são vítimas desse tipo de violência.

Programação e convidados
Live: Atenção Primária de Saúde e o Enfrentamento à Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes
Data: 14 de maio de 2021
Hora: 16h
Encerramento: 18h
Transmissão: Facebook da Prefeitura de Macapá

• Dra. Ediane Andrade – Chefe da Atenção Básica de Macapá/Semsa.

• Kersia Celimary Silvestre Ferreira– Mediadora – Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência e Portadora de Doenças Raras de Macapá/Semsa.

• Dra. Nelcirema da Silva Pureza Ferreira – Responsável pela Vigilância de Violências e Acidentes/Semsa.

• Dra. Regiane Cunha – Conselheira Tutelar da Zona Norte de Macapá – “Protagonismo do/a Conselheiro/a Tutelar no Enfrentamento a Exploração e o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.

• Dr. Ronaldo Estringe – Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Crianças e Adolescentes/DERCCA.

“Atuação da DERCCA na defesa dos direitos e proteção das crianças e adolescentes vítimas Exploração e o Abuso Sexual “

• Dra. Tirsia Juliana Passos Barbosa Martins – Enfermeira do PAI/HCA.
“Fluxo de Atendimento da Rede BRAÇA ME no PAI/HCA”.

• Olinda Consuelo Lima Araújo – Coordenadora da Saúde da Criança/Semsa.

Lucas Costa
Secretaria Municipal de Comunicação Social