Coordenadores pedagógicos da rede municipal de Macapá são capacitados em novas metodologias de ensino

Estimativa é que mais de 600 profissionais da educação sejam capacitados até o fim da semana.

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Ao longo da semana, cerca de 600 profissionais da Educaçaõ participarão de capacitações | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A educação é a estrada que leva para o futuro e precisa de constante manutenção. Pensando nisso, a Prefeitura de Macapá promove mensalmente capacitações para os profissionais da rede municipal, atualizando métodos de ensino e aprendizagem. Nesta terça-feira (20), foi a vez de mais de 80 coordenadores pedagógicos participarem do curso.

O objetivo é orientar este grupo para que possam direcionar da melhor forma os professores de suas determinadas escolas, a fim de fortalecer as ações do Educa Macapá, iniciativa que vem transformando a educação no município.

O foco foi voltado para as avaliações externas e uma abordagem geral do programa. A estimativa é que até o fim da semana, cerca de 600 profissionais sejam capacitados. 

O subsecretário de Gestão Educacional, Ebrely Andrade, fala sobre a necessidade do acompanhamento pedagógico através de capacitações com os profissionais da educação.

“É muito importante que a gente sempre esteja nesse momento de formação, para que possamos realizar esse fazer pedagógico e alinhar nossas ações, dando uma resposta digna para a sociedade”, diz. 

Fernanda Lacerda, de 40 anos, é coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Velho Chico. A profissional reforçou a importância do acompanhamento feito pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

“O nosso trabalho é levar uma educação melhor para os estudantes, e essas capacitações são muito importantes, porque nossos alunos precisam aprender de uma forma interessante e que instiga eles”, conta a coordenadora.

Educa Macapá
O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura, para fortalecer todas as áreas da educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

As ações são baseadas nas experiências de sucesso efetuadas no município de Sobral, no Estado do Ceará. Em apenas 12 anos, a cidade saltou 4.6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.

Além da capacitação dos profissionais, o programa é composto por diversos eixos de atuação, como o acompanhamento constante da rotina das escolas por superintendentes e avaliações diagnósticas. Outras formações serão realizadas ao longo de todo o segundo semestre.

Capacitação reuniu 80 coordenadores pedagógicos da rede municipal | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM