Contação de histórias e muita brincadeira marcam início da Semana da Literatura Infantil na rede municipal

A Prefeitura de Macapá deu início nesta segunda-feira, 7, à programação da Semana Municipal da Literatura Infantil, celebrada no período em que se comemora o Dia Municipal da Leitura, em 12 de outubro. A data foi instituída pela Lei Municipal nº 2.318, de autoria da vereadora Bruna Guimarães, que, nesta manhã, esteve presente na abertura da programação, que teve início na Escola Cantinho do Amor.

“Essa é uma lei de minha autoria, que foi instituída em 2018 e que, este ano, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, que já trabalha com esse incentivo, colocamos em execução. Participando dessa atividade e incentivando os alunos com a doação de alguns livros infantis para as escolas e premiando algumas crianças que participaram das brincadeiras, com pequenos kits contendo um livro infantil e livro de pintura”, ressaltou a vereadora.

 

Os personagens Tio Nescal e a Boneca Leleka fizeram a diversão dos alunos, com a contação de histórias e muitas brincadeiras envolvendo a criançada, que interagiu com os personagens e entrou na dança. A pequena Ana Clara se divertiu com os personagens. “Gostei de tudo, eles são muito divertidos”, disse.

 

A coordenadora da programação e chefe da Divisão de Recursos Didáticos da Semed, Samara Sampaio, explicou o objetivo da atividade e falou da importância do incentivo à leitura para as crianças da rede. “Essa semana será muito intensa para as crianças, com muita contação de história e diversão. Ela é alusiva também ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro. Várias de nossas escolas municipais estão tendo o contato com todas essas programações”, afirmou.

 

“A Secretaria de Educação de Macapá trabalha com o incentivo à leitura, desde a educação infantil. A expectativa é levar aos nossos alunos muita alegria durante esta semana, com muitas histórias, personagens e brincadeiras, sempre incentivando nossas crianças para que criem o gosto e o amor pela leitura e que elas possam levar isso para a sua vida, para as suas famílias”, completou Samara.

 

E continua a programação com atividades em diversas escolas. Nesta terça-feira, 8, será a vez das escolas Sementinha, às 8h; e Ana Luiza, às 16h. Na quarta-feira, 9, a programação acontecerá nas escolas Moranguinho, pela manhã; e Nilda Portal, no período da tarde. Finalizando com a Escola Pai Nosso na quinta-feira, 10, às 8h.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed