Consulta Ouro: idealizado pela Prefeitura de Macapá, projeto disponibiliza consultas por livre demanda para as grávidas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará o pontapé inicial ao projeto, nesta quarta-feira (7)

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde


Acompanhamento médico durante a gestação é fundamental para o desenvolvimento saudável do bebê | Foto: Renato Costa/Semsa

Nesta quarta-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dará início, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao projeto Consulta Ouro, no qual consultas por livre demanda serão disponibilizadas, das 8h às 18h,  às grávidas para o acompanhamento da saúde e gestação.

O projeto será desenvolvido na primeira e na terceira quarta-feira de cada mês. O objetivo é ampliar e otimizar o acesso dessa gestante à assistência à saúde.

Dentre os atendimentos disponibilizados estão consultas médicas e de enfermagem, nutricionista, dentista, atendimento psicológico, exame laboratorial, vacinação, testes rápidos e todos os outros serviços que a unidade pode oferecer. A chefe do departamento de Ciclos de Vida, Larissa Moraes, explica a importância do Consulta Ouro. 

“A consulta ouro é importante para o acompanhamento das grávidas, e prevenção de algumas doenças que podem surgir durante a gravidez. É uma forma de prestarmos assistência com mais prontidão e para um bom parto, reduzindo assim a mortalidade materna e infantil com esse acompanhamento do pré-natal”, explicou Larissa.

Para receber os atendimentos durante o dia da Consulta Ouro será necessário apresentar identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.  

Fora do dia da Consulta Ouro, a rede municipal de saúde disponibiliza, em todas as UBSs, os serviços para a realização do pré-natal.

Rafaelli Marques* – Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social