Conselho Municipal de Direitos da População LGBT elege nova presidência

Rafaella Stefans e Joanne Gomes foram eleitas para o cargo de presidente e vice-presidente, respectivamente.

Por Bruno Nascimento e Vithoria Barreto - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Secretaria Municipal de Assistência Social

Membros do Conselho Municipal de Direitos da População LGBT/ Foto: CMLGBT

A presidência e vice-presidência do Conselho Municipal de Direitos da População LGBT (CMLGBT) tem novos dirigentes. A eleição para o biênio 2022 a 2024 aconteceu na última quarta-feira (23).

Neste ano, de acordo com o regimento interno do Conselho, a presidência deve ser regida por um conselheiro representante do poder público municipal, enquanto o cargo de vice-presidente é destinado ao conselheiro da sociedade civil.

Dentre os membros do Conselho, foram eleitas, por unanimidade, a conselheira representante titular do Gabinete Civil da Prefeitura, Rafaella Esteffans, para o cargo de presidenta. Já o cargo de vice-presidente ficou para Joanne Gomes, conselheira do segmento lésbico.

“Estar neste lugar é fortalecer a luta em busca dos nossos direitos. É cobrar e fazer valer nossa dignidade, além de caminhar juntas em busca de uma cidade mais inclusiva e respeitosa”, ressaltou Rafaela Esteffans.

Joanne Gomes e Rafaella Estefans foram as eleitas para o biênio 2022 a 2024 | Foto: CMLGBT

Em novembro de 2021, o Conselho realizou a eleição para os novos membros do biênio e aguardava apenas a eleição da nova presidência para seguir com as atividades. Atualmente, o CMLGBT está ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), mas em breve deverá integrar a Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh).

Conselho
O CMLGBT foi criado pelo Município em 2019 por meio da Lei nº 2.375. A entidade tem por objetivo propor, deliberar e contribuir na normatização, além de acompanhar e fiscalizar as políticas públicas relativas aos direitos das lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Um centro permanente de debates entre diversos setores de Macapá.