Conferência de Saúde da Mulher destaca equidade no atendimento a mulheres LBT’s

Na 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi destacada a socialização de informações e políticas públicas para as mulheres Lésbicas, Bissexuais e Transexuais Transgenitalizadas (LBT’s). A enfermeira, especialista em Psiquiatria Social e Saúde Pública, integrante do Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT e conselheira nacional de Saúde, Carmem Lúcia Luiz, dialogou com as mulheres LBT’s de Macapá.

 

“Esse encontro com Carmem foi para unificarmos as pautas dessas mulheres. Ela sugeriu algumas propostas importantes dentro da política municipal, estadual e nacional. Nós, do movimento, apoiamos e atuamos juntos com essas mulheres para tirarmos as pautas mais importantes para serem apresentadas dentro da conferência. Esse momento é também para unificarmos as políticas públicas para as mulheres LBT’s”, destacou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz.

 

“Penso que as mulheres LBT’s devem ter propostas para a saúde. Estamos na etapa municipal de Macapá e esse encontro é para debatermos demandas e possíveis propostas para as mulheres desse segmento. Um momento interessante no sentido de poder conhecer a realidade deste público na capital do Amapá, pois estamos vivendo em um tempo de retrocesso, precisamos estar alertas para não perdermos mais direitos. Nosso lema tem sido nenhum direito a menos, nenhuma mulher a menos”, enfatizou Carmen Lúcia.

 

“Primeiramente é uma grande oportunidade recebermos Carmem em Macapá, porque podemos ter outra percepção, de entender e sensibilizar a pauta do evento. Na conferência, falaremos de todas as mulheres. E ter uma percepção da mulher LBT dentro desse cuidado com a saúde é importante para termos estratégias de como apresentar isso para a população em geral”, ressaltou a psicóloga Isadora Canto.

 

A 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher acontece até as 14h desta sexta-feira, 31, no auditório Ladislao Monte, no Senac Amapá.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/CMPPM