Comunicado: eleição do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência é suspensa temporariamente

Decisão ocorreu após a baixa quantidade de entidades inscritas para concorrer a eleição, o que causaria falta de paridade entre as sociedades civis e públicas.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e Idoso (CGPDI), anunciou na sexta-feira (12) a suspensão temporária da eleição do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, devido a procura para as inscrições de entidades terem sido inferior ao necessário para o pleito.

O edital lançado no dia 26 de outubro, esteve aberto para as inscrições das entidades e apresentação das documentações necessárias no período de 03 a 09 de novembro para, posteriormente, serem selecionados a concorrer à eleição também prevista para este mês. De acordo com a Comissão Eleitoral, o número de entidades inscritas foi baixo e não supriu o mínimo necessário entre as vagas disponíveis, causando falta de paridade entre as entidades civis e públicas.

Por este motivo, foi decidida a suspensão das inscrições e, consequentemente, da eleição para que a comissão eleitoral tenha mais tempo para organizar novas estratégias que mobilizem o maior número de entidades.

Em breve ocorrerão reuniões entre a comissão para definir os próximos passos, as novas datas de inscrições e da eleição. Assim que decidido, as novas informações serão divulgadas.