A Rampa do Açaí é um ponto estratégico para o escoamento de produtos vindos das regiões ribeirinhas próximas ao Amapá, com destaque para o açaí.
Tem 122 m2 de área construída, projetada para ser mais um ponto turístico da capital e movimentar a economia, mesclando o regionalismo tradicional aos traços da arquitetura moderna.
O espaço possui um píer em concreto armado em formato de “T” com 60 metros de extensão, mais 40 metros de largura, com três prédios com cobertura em telha curva para restaurantes; Açaiteria; geleira, banheiros convencionais e com acessibilidade; um Mirante de 120 metros quadrados para praça de alimentação e guarda corpo para contemplação do Rio Amazonas. A área também contará com serviço de fiscalização da Prefeitura de Macapá .
Outros serviços realizados foram: praça com paisagismo; arborização; bancos; duas escadarias na lateral da estrutura – que formam a rampa – para embarque e desembarque de açaí e outros produtos e displey digital para informações turísticas, sociais e econômicas. O investimento é de R$ 7.524.817.76 do Tesouro Municipal.
A Prefeitura de Macapá, através das Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), foi responsável pela obra, com a execução dos serviços realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).
Projeto Orla Viva
A obra faz parte do projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura que busca estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de led. O projeto visa fortalecer o turismo e a economia da cidade.