Comissões de Educação e Saúde da Câmara Municipal vistoriam unidades escolares em Macapá

Os membros das comissões da Educação e Saúde da Câmara Municipal de Macapá (CMM) realizaram visita técnica em três unidades escolares do município, na tarde desta segunda-feira (26). As inspeções ocorreram nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antônio Barbosa, no bairro Santa Inês; Josafá Aires, no Infraero e Joanna Santos, no Quilombo do Curiaú.

Participaram da atividade, os vereadores Paulo Nery (Cidadania), Gian do Nae (MDB), Karlyson Rebolça (PRTB), Caetano Bentes (Rede) e Edinoelson Careca (Pros). O secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, e o subsecretário de Planejamento e Gestão, Diego Santos, acompanharam a ação.

A vistoria é um desdobramento da 13ª Reunião Ordinária da Câmara, ocorrida na última terça-feira (22), que contou com a participação do secretário municipal de educação. O gestor abordou sobre o planejamento da Prefeitura para o retorno das aulas presenciais da rede municipal de educação.

“O objetivo da gestão é elevar o nível da educação em Macapá e nós estamos focados no cumprimento desta missão. Poder apresentar bons resultados aos parlamentares municipais nos orgulha muito”, enfatizou o secretário de educação.

“Nós entendemos que os maiores prejudicados com as escolas fechadas são os estudantes que, além dos impactos gerados pela pandemia, se encontram fora do ambiente escolar, que é local de aprendizagem, proteção e socialização”, completou o gestor.

A comissão analisou as estruturas das escolas e as adaptações que foram feitas para o cumprimento das medidas de prevenção e combate ao coronavírus. O vereador Edinoelson Careca parabenizou o trabalho realizado pelos gestores escolares para garantir um ambiente seguro e livre de contaminação.

“Nós conseguimos ver o esforço dos diretores escolares na preparação desses espaços para o recebimento dos estudantes com todos os cuidados necessários. Não vejo que haja problemas no retorno das aulas, observando a forma como os trabalhos têm sido conduzidos”, enfatizou Careca.

O subsecretário de Planejamento e Gestão, Diego Santos, destaca a importância do acompanhamento dos trabalhados por parte da Câmara.

“Nossa gestão é pautada pela eficiência e transparência, então é uma honra receber os representantes do povo para mostrar o trabalho que estamos desenvolvendo tanto na estrutura, quanto no campo pedagógico das escolas, para um ano letivo com muito aprendizado e proteção”, reforçou o subsecretário.

Volta às aulas na modalidade híbrida
Na rede municipal de ensino, o prefeito de Macapá autorizou, em Decreto Municipal, o retorno das aulas na modalidade híbrida, presencial e on-line, para as turmas do 5° ano do Ensino Fundamental, a partir do dia 03 de maio. O recebimento dos estudantes nas escolas deve obedecer rigorosamente aos protocolos de prevenção e combate à Covid-19.

As turmas da Educação Infantil e do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental do município, permanecem com o ensino não presencial, com atividades virtuais e entrega de material impresso aos estudantes com dificuldades no acesso à internet.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação