Começa a vacinação de profissionais da educação contra a Covid-19 em Macapá

A vacinação dos profissionais da educação iniciou nesta segunda-feira (17). Nessa fase foram vacinados os trabalhadores de 50 a 59 anos que atuam em creches e em escolas do Ensino Infantil, Ensino Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A vacinação destes profissionais está prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).

A professora de Geografia que trabalha com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Elioneide Cruz, foi uma das primeiras a receber iniciar o seu esquema vacinal no drive-thru localizado na Praça Floriano Peixoto. Ela conta que chegou ao local cedo para acompanhar todo o processo.

“Eu estou nervosa e sem dormir porque queria acompanhar toda a dinâmica da vacinação e, também rever alguns amigos que não vejo há mais de um ano. Além disso, eu estou ansiosa por esse momento porque a nossa categoria foi devastada pelo vírus. Lamentos por minhas amigas e meus amigos que não tiveram a oportunidade de se vacinar”, disse a professora.

Elioneide destaca ainda que nesse momento não há espaço para o negacionismo e ela acredita que mais profissionais da educação comparecerão. “Acredito que a nossa categoria vai comparecer. Somos formadores de opinião e nós não temos porque acreditar no negacionismo. A educação é que forma os futuros cientistas em todo nosso país”, afirmou.

Cronograma
A imunização dos profissionais da educação possui um cronograma de vacinação divido por níveis de ensino, com subdivisão por faixa etária. A medida tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas na hora de receber o imunizante.

Finalizada a primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) executará a segunda etapa deste grupo, que é direcionada os trabalhadores do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. A terceira fase compreende os profissionais do Ensino Profissionalizante e a última etapa será direcionada aos trabalhadores do Ensino Superior da capital.

Em todas as fases, a vacinação começa com os profissionais de 50 a 59, posteriormente é a vez dos trabalhadores com idade entre 40 e 49, em seguida é a vez de imunizar aqueles que tem entre 30 e 39 anos e, por fim, o cronograma segue com a imunização dos profissionais da Educação de 18 a 29 anos.

“Em cada dia faremos uma faixa etária diferente, mas quem, por algum motivo, não conseguiu se vacinar no dia direcionado a sua idade, pode procurar um ponto de vacinação e apresentar a documentação exigida para receber a sua dose do imunizante”, afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde, Nayma Picanço.

Locais de vacinação
A vacinação dos profissionais da educação acontece de 9h às 17h, nos drives-thru localizados na Praça Floriano Peixoto, praça do Estádio Zerão, Policlínica e Rodovia do Curiaú. Além desses locais, é possível receber a primeira dose do imunizante na quadra da Igreja Jesus de Nazaré.

Documentação
Para receber a primeira dose do imunizante é necessário apresentar o original e cópia de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, último contracheque e carteira de trabalho.

Secretaria Municipal de Comunicação Social