Combate ao Aedes aegypti: agentes de endemias fazem inspeções em cemitérios

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou nesta sexta-feira, 25, no cemitério São Francisco de Assis, mais um cronograma de inspeção nos cemitérios da capital. O objetivo é eliminar depósitos passíveis de acúmulo de água que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, febre chikungunya, febre amarela urbana e zica vírus.

 

Os agentes de endemias prosseguem com a ação até o dia 29 de novembro. Na segunda-feira, 28, a inspeção será feita no cemitério São José, e na terça-feira, 29, no Nossa Senhora da Conceição. A Semsa já desenvolve nesses locais esse tipo de atividade no decorrer do ano, já que, por conterem grande quantidade de vasos, podem se tornar criadouros em potencial.

 

Na inspeção desta sexta-feira, os agentes de endemias não encontraram nenhum foco do mosquito, mas fizeram a coleta de sacos plásticos e recipientes espalhados entre os túmulos que podiam servir de criadouro. “Com a passagem do Dia de Finados, é comum que a quantidade de recipientes aumente. Nossa preocupação é eliminar esses possíveis criadouros para que quando entrarmos no período chuvoso não tenha proliferação do mosquito nos cemitérios”, explica o diretor da Vigilância Ambiental de Macapá, Josean Silva.

 

Durante todo o ano a Secretaria Municipal de Saúde realiza o combate e controle ao mosquito por meio de trabalho educativo e preventivo, orientações à população, busca e eliminação de focos do Aedes por intermédio da aplicação de larvicida.

 

Jamile Moreira/Asscom Semsa