‘Com retorno das aulas, imunização é fundamental’, diz mãe ao levar filho para vacinação itinerante em Macapá

Ação iniciou no Parque do Forte, em horário diferenciado para ampliar cobertura vacinal do município.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Arthur Freire, de 11 anos, recebeu a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Arthur Freire, de 11 anos, foi acompanhado da mãe, Bartira Freire, para tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19. A ação itinerante iniciou na segunda-feira (21), em horário diferenciado para atender o público e ampliar a cobertura vacinal do município. A ação começou pela orla da cidade e irá percorrer todas as zonas da capital.

Para mãe do Arthur, a oportunidade de vacinar o filho no horário alternativo veio no momento certo. “Com a correria do dia a dia acaba faltando tempo para ir até uma UBS, mesmo sabendo da necessidade da imunização”, comenta.

Vacinação Itinerante iniciou pelo Parque do Forte e segue no local até sexta-feira | Foto: Júnior Dantas/PMM

De acordo com dados do Localiza SUS, em Macapá, o número de crianças vacinadas representa 2.881, e com o retorno das aulas presenciais a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estima maior adesão na busca pelo imunizante.

“A ação itinerante abrange todas as idades, mas deve ter uma procura significativa pelos pais e responsáveis, visto que para muitos o horário acaba sendo mais viável”, destaca, Kleverton Siqueira, subsecretário de Vigilância em Saúde.

Bartira reforça que a retomada do ensino presencial só é possível com a vacina garantida. “Com o retorno da aula presencial a imunização é fundamental para as crianças. Meu filho vacinado é um alívio para a família”, finaliza.

Estratégia
A vacinação itinerante irá percorrer outros pontos da cidade de forma intercalada, além desta ação, a Prefeitura de Macapá, busca novas estratégias de trabalho, como a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes. O imunizante também é ofertado por livre demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), drive-thur da Praça Floriano e na Faculdade Estácio Seama.

Cronograma desta semana
Quarta-feira (23) – Praça localizada na orla do Santa Inês
Sexta-feira (25) – Complexo do Araxá

Para receber o imunizante basta apresentar o documento oficial com foto e cartão de vacina. A imunização nesses locais, inicia às 17h e encerra às 20h.