Com recursos repassados pelo Ministério Público do Trabalho, Prefeitura de Macapá faz aquisição de mais EPIs para combate ao Coronavírus

Um Termo de Compromisso entre Prefeitura de Macapá e Ministério Público do Trabalho garantiu a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos para o enfrentamento da Covid-19 no município. O material foi entregue na manhã desta segunda-feira,13, e será utilizado por profissionais do Município durante a pandemia do novo Coronavírus.

A remessa foi direcionada para a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. São macacões de segurança, óculos de proteção, termômetro digital infravermelho, álcool gel 70%, touca descartável, protetor facial, máscara e sabonetes. O valor do recurso investido foi de R$ 119.430,00.

Os equipamentos devem ser distribuídos aos profissionais que desenvolvem atividades nos cemitérios administrados pelo Município, colaboradores dos serviços de conservação e limpeza da cidade e servidores da Zeladoria. A prefeitura reforçou que o uso de EPIs é importante, porque os trabalhadores estão na linha de frente do combate à Covid-19, atuando diretamente com o público e nas principais áreas de registro de casos da doença.

“Garantir medidas protetivas para os trabalhadores da limpeza e demais colaboradores envolvidos no enfrentamento da pandemia, de acordo com sua necessidade, é o nosso papel. É fundamental dar condições para que eles possam atender a população de forma adequada e em segurança”, disse o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

Em junho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 300 testes rápidos em servidores da Zeladoria. Deste total, apenas 6 foram diagnosticados positivo para a Covid-19 e encaminhados para a UBS, onde iniciaram o tratamento imediato, como rege o protocolo dos órgãos de saúde. “Não estamos medindo esforços para assegurar proteção aos nossos profissionais na prevenção da Covid-19. Além de disponibilizar o material de proteção, fazemos o monitoramento para garantir ainda mais o uso dos EPIs”, concluiu Carlos Alberto.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação