Com ação de limpeza nos canais, prefeitura recolhe mais de 20 mil m³ de resíduos em sete meses

Com a ação de limpeza nos canais de Macapá feita entre dezembro de 2016 e junho deste ano, a prefeitura recolheu 21.783 m³ de resíduos, dentre mato, entulho e materiais, como pedaços de madeira, sacos plásticos e garrafas PET. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), atendeu os canais do Beirol, Jandiá, Mendonça Júnior, Pedro Américo, FAB, Santa Catarina, Aturiá e Muca.

 

Além da limpeza no entorno e interior dos canais, foram feitos serviços de limpeza e desobstrução de galerias interligadas aos mesmos. Tais medidas fizeram parte de um plano, organizado pelo Município, com o objetivo de evitar alagamentos na cidade. As atividades foram desenvolvidas por equipes de serviços manuais, juntamente com a patrulha mecanizada. A partir de agora, a Semob continua com o trabalho de capina e roçagem para manutenção dos espaços.

 

“Dentro de 15 dias, finalizaremos a limpeza da bacia das Pedrinhas. Porém, já estamos mantendo uma equipe de roçagem para deixar a orla dos canais sempre limpa. Pedimos também que a população colabore para manter o ordenamento desses espaços”, ressalta o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Rivo Barbosa.

 

A limpeza dos canais é imprescindível para a circulação e o equilíbrio das águas, pois eles permitem a determinação da pressão dos leitos fluviais primários, orientam o escoamento e o trânsito das águas interiores e superficiais com o rio Amazonas.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob