Clínica-escola Coração Azul oferece Sala de Integração Sensorial para estudantes com espectro autista

Para o tratamento das disfunções sensoriais são utilizados equipamentos que estimulam sentidos táteis, auditivos, visuais, de força, movimento e equilíbrio

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Sala de Integração Sensorial I Foto: Jesiel Braga/PMM

Desde que foi inaugurada pela Prefeitura de Macapá, em maio de 2022, a Clínica-escola Coração Azul vem ofertando atendimento para centenas de alunos da rede de ensino do município, que apresentem algum nível de TEA (Transtorno do Espectro Autista).

A clínica conta com uma equipe multidisciplinar e infraestrutura pensada para o desenvolvimento comportamental, físico e cognitivo dos estudantes.

São 12 salas para atendimento das especialidades de Odontologia, Ensino Especial, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Musicoterapia e Integração Sensorial.

Terapeuta Ocupacional, Jathene Cascaes I Foto: Jesiel Braga/PMM

De acordo com a Terapeuta Ocupacional, Jathene Cascaes, a sala de Integração Sensorial é uma das mais importantes da clínica, pois o tratamento realizado naquele ambiente reflete em todos os outros atendimentos, no que diz respeito aos estímulos de percepção, organização e comportamento do paciente.

O “ninho” tem a função de acalmar a criança. Simula um abraço sem o toque humano I Foto Jesiel Braga/PMM

“Na sala de Integração Sensorial, a criança recebe do terapeuta estímulos táteis, auditivos, visuais, entre outros, independente da criança possuir ou não transtorno no processamento sensorial. Para o tratamento são utilizados equipamentos suspensos, escaladas verticais, brinquedos que emitem sons, piscina de bolinha coloridas com luzes, entre outros. Cada equipamento na sala tem sua especificidade e é indicado seguindo critérios preestabelecidos a cada paciente”, explicou a terapeuta Cascaes.

Jathene complementa sua fala destacando que na Integração sensorial se trabalha os 3 sentidos: tato, vestibular (ligado ao movimento e equilibrio) e a propriocepção, que é a percepção do próprio corpo no espaço, incluindo a percepção de força física.

Camila Cadena, Diretora da Clinica-escola Coração Azul I Foto Jesiel Braga / PMM

Para Camila Cadena, Diretora da Clínica-escola, a Sala de Integração Sensorial é o espaço mais amado das crianças. “Elas aprendem e se desenvolvem brincando. É lindo de ver a evolução das crianças e o comprometimento da profissional de Terapia Ocupacional. Assim, a clínica cumpre o seu papel de trabalhar pela educação e saúde de nosso público escolar”, finalizou.

Sobre a Clínica-Escola

A Clínica-Escola Coração Azul foi inaugurada em maio de 2022. Está localizada na Avenida Procópio Rola, nº 1176, na área Central de Macapá. A instituição é referência no atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino. O espaço é o primeiro centro especializado em serviços educacionais e clínicos de crianças autistas e atende mais de 200 alunos que vão do maternal ao 5º ano do ensino fundamental com uma equipe multiprofissional.

Fotos: Jesiel Braga / PMM