Clécio Luís participa de abertura do XXI Congresso Brasileiro de Arborização urbana

Iniciou na segunda-feira, 6, no auditório do Museu Sacaca, o XXI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que este ano traz como tema “Conectando as Florestas Urbanas de Norte a Sul”. O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado do secretariado municipal, participou do evento que discute, entre outras coisas, as questões que visam a melhoria na qualidade no processo de arborização urbana em todas as capitais.

O Congresso Brasileiro de Arborização Urbana objetiva estimular o poder público e a sociedade para a conservação e ampliação das áreas verdes das cidades, discutir as questões relativas ao assunto e, a partir do intercâmbio de experiências, ideias e propostas, uniformizar uma ação que possa garantir melhorias na qualidade do ambiente urbano nessas capitais.

“A intenção da realização do congresso em Macapá surgiu a partir de uma conversa com a equipe da Prefeitura de Macapá, durante um seminário realizado pela Sociedade Brasileira de arborização Urbana (Sbau), que já vem acompanhando há algum tempo o interesse e a importância que Macapá tem demonstrado no desenvolvimento desse tipo de segmento para toda a capital”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Heitor Liberato Junior.

Para o senador Randolfe Rodrigues, a realização do congresso em Macapá trará para o município oportunidades para as discussões e o desenvolvimento do Plano Municipal de Arborização Urbana da região. A prefeitura, além de apoiar e buscar promover o evento no município, já vem desenvolvendo atividades na área e trabalha agora no Plano de Arborização Urbana de Macapá.

Clécio Luís disse que a realização do evento é um momento histórico para o município, que, além do conhecimento científico, poderá orientar em ações práticas da prefeitura e da sociedade como um todo em relação à arborização urbana de Macapá. “De nossa parte já tem a orientação da gente direcionar ainda mais a nossa Secretaria de Meio Ambiente para esse tema e para que uma operação que tenha resultado. Temos tido grandes avanços, conquistados a muitas mãos, especialmente pelos nossos técnicos e com o controle do Ministério Público, que é ter o nosso Plano Municipal de Arborização Urbana, e por meio dele promover a publicação de uma cartilha sobre o plano, para trabalharmos esse assunto junto à sociedade, nas escolas e, principalmente, com as crianças”.

Estiveram presentes também durante a cerimônia os vereadores de Macapá professor Rodrigo e Nelson Souza, presidente do XX Congresso de Arborização Urbana e secretário regional Norte da Sbau, Pedro da Conceição Neto; além de representantes do Ministério Público do Amapá e secretários de Estado.

Karla Marques

Assessora de comunicação/PMM