‘Classificar uma canção no Fescam teve um gostinho especial’, diz artista finalista no 1°Festival da Canção Macapaense

Com intuito de fomentar e estimular a produção musical, o Festival foi executado com 20 canções inéditas.

Por Naiara Milhomem - Secretaria Municipal de Comunicação Social

“Classificar uma canção no Fescam teve um gostinho especial, pois estou às vésperas do lançamento do meu trabalho solo intitulado ‘Eu Não Ando Só’’’, disse a cantora e compositora Sabrina Zahara, sobre o 1°Festival da Canção Macapaense. Nos dias 17 e 18 de setembro de 2021, 20 artistas encantaram o público que acompanhou o espetáculo de maneira virtual, nas redes sociais da Prefeitura de Macapá.

Com mais de 20 anos de carreira, Sabrina Zahara cantou ‘Pororoca’, que faz referência ao seu novo álbum. “Estar entre as 10 finalistas foi além de satisfatório. Pude ver a cultura amapaense sendo exaltada e contemplada. Além disso, saber que você faz parte de tudo isso é simplesmente incrível. Lembro que estávamos em êxtase’’, comenta.

Fescam
O 1° Festival da Canção Macapaense (Fescam) foi realizado pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). As inscrições iniciaram no dia 30 de junho de 2021, para os compositores locais. A iniciativa tinha como objetivo estimular os artistas a fazerem composições de cancioneiro popular e trazer a valorização de novos talentos. 

Criado para fomentar a produção musical na capital, o Fescam selecionou 20 canções inéditas, que foram avaliadas por uma comissão de julgamento sob os critérios de Melhor Arranjo, Letra, Intérprete e Melodia. O investimento foi de aproximadamente R$18 mil em premiações.

Os dois primeiros dias de apresentação selecionaram as 10 canções finalistas, concorreriam aos primeiros três lugares e as categorias de Melhor Arranjo, Intérprete e Música Popular. A grande final foi transmitida ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, no dia 19 de setembro.