Cidade melhor é dever de todos: saiba a maneira correta de acondicionar o lixo doméstico

Muito tem se falado sobre acondicionamento correto dos resíduos sólidos. Mas você sabe qual é a melhor forma de acondicionar o lixo doméstico? E que tipo de resíduos o carro coletor que passa na rua pode levar? A Prefeitura de Macapá esclarece estas e outras perguntas pertinentes ao assunto.

 

Mas antes disso, vale ressaltar o trabalho que o Município vem fazendo diariamente para deixar a cidade limpa e organizada. Só para ter uma ideia, em média, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) recolhe cerca de 250 toneladas de lixo domiciliar todos os dias. O mesmo é levado ao aterro sanitário, no km-14 da BR-156. Os garis cumprem um calendário de coleta. Cada bairro tem dias e horários específicos para a execução do serviço.

 

Lixo domiciliar

 

É todo tipo de resíduo que produzimos diariamente em nossas casas. Daí o nome domiciliar – lixo produzido no domicílio. São restos de alimento, papéis, embalagens plásticas, latas, vidros etc. Esses resíduos devem ser acondicionados em sacos plásticos (de preferência) e colocados para fora somente nos dias e horários que o carro coletor passará na sua rua. Com isso, evita-se que animais rasguem os sacos e espalhem o lixo em via pública.

 

Alguns cuidados devem ser tomados na hora de acondicionar esse lixo, pois lembre sempre que o gari pode se machucar. Portanto, é importante reforçar sacos que contenham cacos de vidros e objetos pontiagudos. No último caso, é recomendado tentar entortar um pouco para evitar que fure o saco e acabe machucando alguém (se for palitos de churrasco, recomenda-se quebrá-los antes de jogar no saco de lixo). Afinal, são esses trabalhadores que ajudam a deixar a cidade mais limpa.

 

Saiba quais resíduos não entram na coleta domiciliar

 

O serviço de coleta de lixo domiciliar não recolhe entulhos, pedaços de madeira, caroços de açaí, resíduos de comércios e provenientes de capina e poda de árvores. Esses tipos são de responsabilidade da pessoa que os produziu em dar a destinação final correta. Vale ressaltar que o descarte irregular de lixo é considerado infração grave, de acordo com a Lei Municipal Complementar 054/08, que prevê notificação e multa, que varia entre R$ 500,00 a R$ 2 mil, para quem joga lixo e/ou entulho em via pública. Nesse caso, o correto é contratar empresa especializada para esse serviço.

 

Confira o calendário de coleta do lixo domiciliar:

 

Coleta noturna (segunda a sábado), a partir das 19h – Perpétuo Socorro, Laguinho, Jesus de Nazaré, Pacoval, Centro, Santa Rita, Alvorada, Trem, Buritizal e Beirol.

 

Coleta noturna (terça, quinta e sábado), a partir das 19h – distrito de Fazendinha, Coração, Vale Verde, Chefe Clodoaldo, Alfaville e Murici.

 

Coleta diurna (segunda, quarta e sexta-feira), a partir das 7h – Jardim Equatorial, Boné Azul II, Barcelos I, Mônaco, Samarino, Jardim das Oliveiras, Pedrinhas, Araxá, Muca, Conjunto Marco Zero, Jardim Marco Zero, Nova Esperança, Cuba de Asfalto, Travessa Municipalista, Novo Buritizal (até a Av. Armando Limeira Pontes), Novo Buritizal (Av. Miguel Faustino Picanço até o bairro Congós), Congós, Laurindo Banha, Hospital de Base, Zerão (Av. Ivaldo Veras até o Congós, e da Av. Dom José Samaritano até o Congós), Conj. Marco Zero (Conj. da Ego), Universidade e Zerão (do bairro Universidade até a Av. Ivaldo Veras, e da Av. Dom José Samaritano até o Universitário), Santa Inês e Cidade Nova.

 

Coleta diurna (terça, quinta e sábado), a partir das 7h – Santa Inês e Cidade Nova, Pantanal, Renascer II (Vitória do Renascer), São Lázaro, Renascer I, Jardim Felicidade I, Novo Horizonte, Lago da Vaca, Loteamento São José, Alencar, Sol Nascente, Ipê, Curiaú, Jardim II, Infraero I e II, Ilha Mirim, Parque dos Buritis, Açaí, Palmeiras, Brasil Novo, Liberdade, Palmares, Amazonas, Ramal do Azevedo, Residencial Lagoa, Cabralzinho, Residencial Irmãos Platon, Ramal do Goiabal, Marabaixo I, II, III, IV e V, Residencial Independência e Jardim América.

 

Feiras e mercados têm coleta diurna, de segunda a domingo, a partir das 7h. Ajude a manter a cidade limpa! Respeite dias e horários da coleta de lixo e denuncie quem joga na rua. A Semur disponibiliza o Disk Denúncia (99147-1050) para ligações e mensagens via WhatsApp.

 

Aline Brito/Asscom Semur