Cidade limpa: Prefeitura de Macapá faz mutirão para remoção de lixeiras viciadas

Fotos: Cleito Souza

A falta de conscientização de algumas pessoas tem feito com que as lixeiras viciadas se proliferem pelas vias e logradouros públicos. Diante do problema, a Prefeitura de Macapá intensifica as ações de limpeza. Após ter identificado vários pontos, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana deu início a um mutirão de limpeza para fazer a remoção, limpeza e a reabilitação dessas lixeiras viciadas, na manhã desta segunda-feira, 6.

Na Rua Hugo Alves Pinto, no bairro Perpétuo Socorro, foram retiradas mais de 30 toneladas de lixo, entre sofá velho, carcaça de geladeira, máquina de lavar, lixo domiciliar e muito caroço de açaí, cenário que também se repetiu na Rua Projetada, bairro Cidade Nova, onde ocorreu a remoção de 10 toneladas de resíduos. No canal do Jandiá (remoção em andamento), a estimativa é a retirada de 30 a 40 toneladas de lixo.

“A prefeitura tem cumprido regularmente o calendário de limpeza da cidade, principalmente no que diz respeito à remoção de lixeiras. Entretanto, nosso trabalho fica comprometido quando a própria comunidade não zela pela limpeza. A população precisa colaborar, não jogando e não permitindo o descarte de resíduos de maneira irregular”, explicou Augusto Lustosa, coordenador da ação.

A remoção de lixeiras viciadas acontecerá em mais da metade dos bairros de Macapá. Além de causar impactos no meio ambiente, também prejudica a saúde das pessoas, afetando diretamente o nível de qualidade de vida da população. A prefeitura faz a sua parte e estimula a sociedade a cuidar de seus espaços, promovendo campanhas educativas e limpando a cidade.

“Se cada um fizer a sua parte, Macapá, certamente, se tornará mais limpa e ainda mais agradável para se viver. Preservar o meio ambiente e contribuir para manutenção da limpeza pública é dever de todo cidadão”, pontuou o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Carlos Alberto Oliveira.

Ações de limpeza pública

Com ações diárias, a Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana realiza serviços de coleta domiciliar, varrição, capinação, remoção mecanizada, jardinagem, conscientização, coleta seletiva, corte e poda, e limpeza de canais. Jogar lixo em via pública é considerado infração grave, de acordo com a Lei Orgânica n° 054/2008 do Município de Macapá, Artigo 44, onde prevê multa de até R$ 1,5 mil, além de processos nas esferas penal (Delegacia de Meio Ambiente) e/ou judicial. A Zeladoria dispõe do número 99970 1078 para denúncias.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação